Coletivo Tectônica

Investiga a linguagem do Contato Improvisação e da dança contemporânea. Atua na realização de performances, intervenções urbanas, criações artísticas e eventos de capacitação e disseminação.

Telefone Público: (61) 99221-5036

Descrição

Sobre o Coletivo Tectônica:


Grupo formado por artistas independentes que se unem em 2017 para desenvolver pesquisas metodológicas e criações performáticas, fortalecer a cena de Brasília e fomentar o intercâmbio artístico com outras localidades.

É composto por: André Kainan, Camillo Vacalebre, Carol Barreiro, Patrícia Braz, Rosa Schramm e Viviana Rocha.

O Coletivo Tectônica foi formado oficialmente em agosto de 2017. Seus integrantes já haviam realizado diversas parceiras e colaborações anteriormente como performances, produção de eventos, aulas, encontros e espaços de investigação da dança contemporânea. As principais ações desenvolvidas por seus integrantes nos últimos anos:

a. AULAS REGULARES e JAMS (encontros de improvisação de Contato Improvisação) a partir de 1998 ministradas e organizadas por Camillo Vacalebre, no Núcleo de Dança da Universidade de Brasília (UnB), no Centro de Dança do DF e no Espaço Cultural 508 Sul.

b. CURSOS DE EXTENSÃO em Contato Improvisação na UnB em 2002 e em 2003 ministrados por Camillo Vacalebre.

c. DISSEMINAÇÃO COM TATO. Realizado no ano de 2010 por Camillo Vacalebre, com patrocínio do FAC-DF e com a participação de André Kainan, Carol Barreiro e Rosa Schramm. O projeto teve o objetivo de formar bailarinos, fomentar o crescimento humano e artístico, disseminar o Contato Improvisação no Distrito Federal, consolidar a rede de conexão, fomentar o intercâmbio cultural e proporcionar um programa de aprimoramento profissional continuado entre os professores e os praticantes de Contato Improvisação do Brasil.

d. DF IMPROVISA DANÇA. Realizado no ano de 2012 e 2013 com patrocínio do FAC-DF e organizado por Daniela Braga e Viviana Rocha. Trouxe professores internacionais, do Canadá e dos Estados Unidos, além de instrutores e professores locais, estabelecendo um plano de atividades formativas voltadas para a improvisação na dança e a somática da performance.

e. DISSEMINAR CONTATO: ESTAÇÃO. Projeto realizado no ano de 2014 com patrocínio do FAC-DF: 28 performances gratuitas em estações de metrô e ônibus do Distrito Federal com o objetivo de formar público e democratizar o acesso às manifestações artísticas. Com a proposta de levantar uma reflexão sobre contato físico nas relações cotidianas, as performances foram apresentadas em ambientes de grande circulação como a rodoviária do Plano Piloto, rodoviárias de Sobradinho e de São Sebastião e em estações de metrô do Guará, de Taguatinga, Ceilândia e de Samambaia. Os bailarinos Rosa Schramm, André Kainan e Camillo Vacalebre exploraram as estações como palco e apresentaram no espaço urbano público coreografias instantâneas de Contato Improvisação, criando a possibilidade de modificar a percepção habitual do corpo, do espaço, do tempo e da arquitetura.

f. O “COM TATO: movimento e improvisação”, organizado por Carol Barreiro, iniciou suas atividades em novembro de 2012 com a organização de aulas regulares e sessões gratuitas de contato improvisação abertas à comunidade na UnB. Pelo grande número de participantes que aderiram à proposta, a iniciativa se tornou um projeto de extensão vinculado ao MOVER - Laboratório de pesquisa e criação em poéticas do movimento, do Departamento de Artes Cênicas no ano de 2013 e ocorre até hoje gratuitamente.

g. ESPIRAIS NO CORPO. Patrícia Braz organizou workshops em Brasília (2015 e 2016) e workshops em Alto Paraíso (2016 e 2017). Foram aulas com Cristiana Cavalcante, dançarina e professora de Kinomichi, diretora artística do Rampa Lugar de Criação no Rio de Janeiro.


Realizações do Coletivo:


a. JAM – encontros semanais para improvisação da dança de contato - no Centro Olímpico da UnB, em 2017 e 2018.

b. REUNIÕES regulares para prática e pesquisa da dança, estudo do movimento, exploração de dinâmica para composição, metodologia de ensino, discussão teórica e produção de eventos.

c. MICROFESTIVAL DE CONTATO IMPROVISAÇÃO em dezembro de 2017, evento independente que trouxe para Brasília os artistas Cristiano Karnas e Tica Lemos - quem introduziu a prática do Contato Improvisação no Brasil e criou a companhia Nova Dança 4 em São Paulo.


Próximas MovimentAções:


O Coletivo Tectônica realiza, juntamente com Ninja Loka Produção, o festival internacional DF IMPROVISA DANÇA – 2ª EDIÇÃO LATINAMÉRICA, que conta com o apoio do FAC-DF e é organizado por Carol Barreiro, Viviana Rocha e Janaína Mello.

É responsável também pelo 2o MICROFESTIVAL DE CONTATO IMPROVISAÇÃO – Dança e Marcialidade, que será realizado entre os dias 30/05 e 03/06, no Centro de dança do DF.

Participa do projeto TransPorquar, em parceria com o grupo de dança ¿por quá? (GO), conduzindo o Laboratório – Imersão em Contato Improvisação, nos dias 27/04 a 1/05, em Goiânia-GO.

_

Vídeos

Galeria

evento entre e

Publicado por

Camillo Vacalebre

Artista independente da Dança, pesquisador e professor da Técnica Alexander e Contato Improvisação. Bacharel em Dança/Performance pelo EDDC Arnhem, Holanda (1994). Professor de Técnica Alexander, diplomado pelo ATCA Amsterdam (2007). Diretor da companhia Caravana Bom Selvagem. Integrante do Coletivo Tectônica. Discente do programa de Pós-graduação em Artes Cênicas do IDA-CEN / UnB