@BernasBarros

Artista independente, filho de imigrantes nordestinos chegou a Ceilândia com três anos de idade. Iniciou das atividades culturais com o desenho na década de 80, passou a desenvolver várias vertentes da arte. Participou de vários marcos importantes na construção da política cultural nacional e defende a arte como processo complementar na homeostasia da saúde. Atualmente é conselheiro de cultura.

Endereço: quadra 307, 18, casa, Recanto das Emas, 72620-000, Brasília, DF

CEP: 72620-000

Logradouro: quadra 307

Número: s/n

Complemento: AE

Bairro:

Município: Recanto das Emas

Estado: DF

Regiões Administrativas: Recanto das Emas

Descrição

Nasceu em 20 (vinte) de maio de 1974 no Piauí. Filho de imigrantes chegou a Ceilândia com três anos de idade. Iniciou suas atividades culturais com o desenho na década de 80, logo passou a desenvolver a vertente sonora das artes.
Mais tarde o gosto pela música faria com que passasse a integrar o movimento PUNK na década de 80 após uma experiência com o skate e sua tênue relação com a música. Sendo vocalista da banda ‘Pedigree Butchery’, banda que iniciava o estilo ‘Grind Core’ no Distrito Federal foi produtor da primeira ‘Demotape’ da banda em 1992 ainda em K-7 intitulada ’Cannibal Dinner’, a K-7 possuía 18 músicas de um estilo com letras que tinham uma linha de protesto em na maioria das faixas abordando também outros temas. Apesar da produção independente, o trabalho acabou sendo bem aceito e a banda realizou vários shows em todo DF, na mesma época foi editor de seu primeiro fanzine “Repugnância Zine”, que logo tomou notoriedade no meio underground naquele momento, tendo lançado somente 03 edições.
Após algum tempo dois componentes do Pedigree ‘Butchery’ resolvem sair deste trabalho, a banda então se finda. Em 1994 depois de vários outros experimentos musicais, é formada a banda ‘Índios’ que chega a gravar uma DEMOTAPE ENSAIO intitulada ‘O Bem ti vi’. O novo grupo passava a tocar músicas cantadas em português abordando temas voltados principalmente à questões relacionadas meio ambiente e principalmente ao cerrado, bem antes da SUSTENTÁBILIDADE parecer um tema da moda. As letras sempre autorais eram acompanhadas de um instrumental rústico que contava com um aparato de vários instrumentos acústicos de percussão e cordas (violões, congas, maracas, chocalhos, etc.) e também com instrumentos experimentais (flautas de bambus artesanais, flautas de PVC, tambores, etc.) passando a sonoridade a partir de então se aproximar um pouco mais de estilos brasileiros.
Nesta época, começa um aprimoramento das composições autorais e desde então o artista aumentou consideravelmente o número de canções. Dynno Rossi parceiro de composição passa a integrar o corpo discente da Escola de Música de Brasília deixando o grupo e sendo, acompanhado pelos demais membros. Bebeto, como era conhecido até então, continua a compor sozinho passando a desenvolver também as primeiras poesias e de forma autodidata aprende a tocar violão e a cifrar as próprias músicas. Pensando, mais tarde, em trilhar um trabalho próprio e independente, várias canções remanesceram desta época. Passa então a perceber a possibilidade de interação de todas as vertentes da arte. A cultura passa a ser encarada como algo que não se fragmenta, pensando doravante em um projeto maior que possa trazer a inclusão pela arte em todas as suas vertentes e expressões.


Em 1998 investe mais na esfera da Produção Musical, onde realiza a direção executiva do CD Ensaio ‘Apresentação de Louvores’ onde constam suas primeiras composições gospel sendo o trabalho composto por 07 faixas autorais. É fundada a FIO DE PRATA PRODUÇÕES, com o intuito de produzir trabalhos evangélicos que começavam a tomar espaço na cadeia cultural do DF, é produzido então de 1999 a 2000 o segundo CD por com o título ‘Saudai o Nome... ’ composto por 10 hinos tradicionais basicamente da Harpa Cristã com arranjos inovadores. Esses dois trabalhos iniciais foram arranjados e executados por grupos de adoração de diversas instituições religiosas, sendo que o próprio produtor também participa de alguns vocais.
Mesmo com uma boa sonoridade os dois trabalhos não emplacaram. A FIO DE PRATA PRODUÇÕES decide então lançar ainda em 2000 mais um ‘single’ com músicas instrumentais, este trabalho ‘Cristo é a Rosa mais Bela’ teve alto investimento e a participação na coprodução do músico, produtor e arranjador TONINHO MAYA, sendo o trabalho produzido no “Artimanha Estúdio” e com direção executiva do músico Samuel de Paula. Este trabalho não pode ser lançado por questões que envolveram direitos autorais. Mais uma vez a inexperiência alterando o percurso da história, levando ao encerramento das atividades da produtora.
No ano de 2000 é fundador da primeira PREFEITURA COMUNITÁRIA DA QUADRA 307 do Recanto das Emas, sendo eleito como prefeito cria um plano de valorização dos artistas locais. São firmadas duas parcerias com grupos de capoeira distintos: AVE BRANCA do mestre CAL e ASSOCIAÇÃO CAPOEIRARTE do mestre CHAPÃO. Em agosto de 2001 foi realizado a “I RUA DE LAZER - Popularte”, que na carreira artística foi o marco inicial dos eventos culturais na área de produção de eventos.
Passado algum tempo foi nomeado oficialmente como secretário geral do grupo CAPOEIRARTE no DF em 10 de agosto de 2002, o que fez com que seguisse mais próximo a esse grupo solidificando a estrutura funcional do mesmo. Firmando parceria com a Polícia Civil local manteve um projeto com recursos do próprio bolso. A cultura da capoeira viva entre os jovens carentes da cidade difundiu não só o esporte e a disciplina, mas a disseminação de culturas similares afro-brasileiras como o Maculelê, essa parceria se manteve até 2005 chegando a realizar um grande batismo, o grupo permanece na cidade até hoje.



Na ocasião ainda do mandato como prefeito que durou até 2003, consegue produzir o CD ‘Ideia’ do grupo de rap local CONTRAVENÇÃO PENAL contendo duas faixas: ‘Periferia’ e ‘Abra o olho chegado’, trabalho conduzido pelo DJ Chokolat. Para a época foi um grande feito levando em consideração a grande discriminação que ainda havia para com esse gênero musical e as dificuldades de acesso a estúdios de produção para o estilo. Para o lançamento do CD foi realizado a II RUA DE LAZER que em setembro de 2002 que mesclou a música Rap e a capoeira em um grande encontro cultural.
No ano de 2003 fundou a Organização de Assistência e Integração Social (OASIS), uma organização com proposta de trabalhar o empoderamento social através da cultura. Iniciou seus trabalhos apoiando o projeto MARACATU NAÇÃO EMA COROADA que era desenvolvido por estudantes da UnB na cidade do Recanto das Emas. Com estes atores sociais construíram uma parceria também com o grupo de palhaços Cara de Palco, onde construíram junto com a comunidade um parque comunitário em março de 2004, na inauguração foi realizou-se um grande evento cultural que mobilizou toda a comunidade.
Em 11 de setembro de 2003, a OASIS sob sua liderança firmou acordo com a maior ‘crew’ de Break Dance do Distrito Federal à época, DF Zulu Breakers, para realizar o “I ENCONTRO CULTURAL PELA PAZ” com o intuito de relembrar a tragédia das torres gêmeas - ocorrido em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos da América. O evento foi uma ação cultural pela paz onde estiveram presentes vários grupos de Break Dance do DF e Entorno. No evento, que teve como parceira a Prefeitura do CONIC, arrecadaram na ocasião donativos para casas de recuperação do DF e Entorno. Ainda na direção da OASIS participou da realização do primeiro SEMINÁRIO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO DF em 26 de agosto de 2004 na Câmara Legislativa.
Em setembro do mesmo ano sua última atuação na direção da OASIS foi a realização do I FÓRUM DE ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS DO DF, juntamente com DF Zulu Breakers e a Posição Ong, com o tema “Escola e Violência: a mobilização social como solução”, o debate foi apoiado pela UNESCO e pela Faculdade da Terra de Brasília (FTB) que sediou o evento. Na ocasião foi fundada a Rede de Entidades do Terceiro Setor (REDE), sendo a partir de então todas as atividades das associações trabalhadas em coletividade. Em 2005 a participação no SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS CULTURAS POPULARES levou o artista a ampliar o contato com várias vertentes da Cultura Popular, aumentando consideravelmente a compreensão acerca do tema. À época foi produtor do CD DEMONSTRATION “Página dos Mortos” do músico Cleiber Mota.
A REDE passou então a deliberar sobre os temas e atividades específicas que deveriam ser englobadas em suas ações, sendo eleita uma direção, Bernardo passa a presidir como o primeiro Secretário Executivo da associação.
De 2005 a 2008 no seu primeiro mandato da REDE priorizou as ações voltadas para a Cultura Popular e sua relação intersetorial com outras áreas como a educação, sobretudo, priorizando a Cultura Popular Urbana, que era pautado como conceito em construção em um amplo debate nacional. Os pontos mais importantes desse mandato da REDE sob sua direção foram:
1. Participação no SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS CULTURAS POPULARES;
2. Participação na construção do PLANO NACIONAL DE JUVENTUDE elegendo o suplente no GT “Estímulo a Produção Cultural e Acesso aos Bens da Cultura”;
3. Participação na criação da SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE;
4. Participação na IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA da Câmara dos Deputados;
5. Participação no ENCONTRO NACIONAL DE AÇÕES EDUCACIONAIS COMPLEMENTARES do MEC;
6. Participação na implementação de unidade do projeto CASA BRASIL no decanato de extensão da UnB em Ceilândia sendo eleito presidente do Conselho Gestor;
7. Participação na implementação do CRAS de Ceilândia;
8. Participação em Audiência Pública na CLDF sobre “CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL E DISTRITAL DE CULTURA";
9. Participação na PRIMEIRA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM CEILÂNDIA;
10. Participação na realização de atividades culturais em comemoração aos vinte anos da Casa da América Latina da UnB (CAL/UnB);
11. Coordenador das atividades culturais do I FÓRUM DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR do projeto CONEXÕES DE SABERES (MEC);
12. Participação como signatário e representante do DF no PACTO POR UM MUNDO PARA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE DO SEMI-ÁRIDO proposto pelo UNICEF;
13. Participação na PRIMEIRA CONFERÊNCIA DISTRITAL DE JUVENTUDE DO DF;

Nesta fase devido ao trabalho realizado principalmente na unidade do projeto CASA BRASIL em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ/UnB) sediado na UnB em Ceilândia, houve um grande número de contatos com vários entes e agentes culturais devido à realização de três edições do CURSO DE CAPACITAÇÃO JURÍDICA PARA O TERCEIRO SETOR.
Este curso, coordenado por Bernardo enquanto membro do projeto CASA BRASIL e pelos estudantes de direito da UnB, proporcionou a formalização de várias entidades culturais de todo DF e da Região do Entorno, que, por conseguinte, reforçou a ideia do trabalho em coletividade. A REDE que já contava em sua primeira formação com a OASIS, DF Zulu Breakers, Ong Posição, Associação Capoeirarte Mestre Chapão, Instituto Cultural Black Spin Breakers (ICBSB) e Associação de Skatistas Arte Radical (ASKAR SK8), passou a contar também com 2H SAD, Reunião Urbana de Artistas (RUA), Filhos do Sol (FDS) e Integração Ong. Sendo que, por seu envolvimento no projeto o artista tornou-se também fundador de outras instituições que se tornaram parceiras, todavia não aderindo à REDE.
O processo de adesão ou não da REDE por parte dos grupos apoiados ocorreu de forma espontânea, pelo fato de que defendia em sua gestão, a importância da democracia entre os signatários dentro do processo de empoderamento social e cultural de cada grupo. Priorizando a liberdade de escolha e das expressões, o que é essencial dentro da construção da diversidade de cada identidade cultural representada nessas instâncias.
No ano de 2010 concorreu a uma bolsa literária pela Fundação Biblioteca Nacional no gênero poesia com o livro “Deserto de uma Paixão”, não sendo contemplado na seleção.
Após o segundo mandato como Secretário Executivo da REDE, deixa o cargo em 2011, pois passa a cursar graduação em Enfermagem na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), local onde teve acesso à Política Nacional de Promoção da Saúde (Portaria Nº 687 / MS) que aponta para o trabalho em rede com ações intersetoriais entre a área da saúde e a sociedade civil organizada. Essa política do Ministério da Saúde focando a atenção básica e lançando mão de novas linguagens e práticas entre diversos setores (como a cultura) implica na troca e na construção coletiva de saberes.




Mediante tal conhecimento, o artista passa a orientar sua graduação em Enfermagem para a área da LUDOTERAPIA, ARTETERAPIA E MUSICOTERAPIA, participando ainda em 2011 do Curso de Extensão Projeto CUIDARTE, aprofundando o desenvolvimento da criatividade e de recursos lúdicos para o “cuidar em saúde”. Dentro desta perspectiva criou o projeto CARA CERRADO como parte didática do curso de extensão e foi participante do projeto “FELIZIDADE” e “APROVEITANDO A MELHOR IDADE” que trabalharam oficinas de LUDOTERAPIA com idosos (2011 e 2012), bem como a “ESCOLA DE AVÓS” que aplicava inclusive a capoterapia. Ainda em 2011 participou da peça teatral “COMUNICAÇÃO VERBAL”, abordando a importância do tema para a construção do processo saúde doença do indivíduo.
No final de 2013 atuou como bolsista pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), na Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC/Minc) na construção da REDE SAÚDE CULTURA protagonizado pelas duas instituições em parceria. No mesmo ano funda o MUSEU DE RUA DO HIP HOP sendo reconhecido o museu pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus realiza sua primeira atividade museológica em Ceilândia na SEMANA NACIONAL DE MUSEUS ainda em 2013. Em 2014 começa a atuar na área de audiovisual apoiando a ong TVRD como coordenador de Cultura e Saúde permanecendo por um ano, participando inclusive da realização do primeiro FÓRUM DE EDUCOMUNICAÇÃO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO DF e tornando-se membro do Fórum Nacional de Educação do MEC Ministério da Educação. Participa do SEMINÁRIO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA GESTORES E COMUNIDADES DO CEUs – Centros De Esportes e Artes Unificados promovido pelo Governo Federal passando a atuar pela ativação do equipamento CEU das Artes na cidade onde reside (Recanto das Emas/DF). Em 2014 também foi fundador do IERA Instituto de Esportes Radicais e de Ação que atua na área de Cultura Esporte e Meio Ambiente realizando com esse grupo várias atividades lúdicas/culturais em vários parques urbanos do DF, esse grupo foi protagonista de várias edições do VIRADA DO CERRADO atividades do Instituto Brasília Ambiental nos parque urbanos de Brasília mesclando o Meio Ambiente e Cultura Comunitária.
É eleito em 2015 Conselheiro de Saúde da região promovendo atividades intersetoriais de Saúde e Cultura. Entre as elas as mais importantes o II ENCONTRO INTERSETORIAL DE CULTURA E SAÚDE e o FESTIVAL DE TALENTOS DE IDOSOS NO CENTRO DE CONVIÊNCIA DO IDOSO ambas no Recanto das Emas. Após receber convite para intercâmbio cultural na cidade histórica de SOLOTHURN/SUÍÇA, licencia-se do cargo de Conselheiro de Saúde e fica 6 meses na Europa onde troca várias experiências com artistas de todo o mundo naquela localidade, inclusive artistas brasileiros.
Ao retornar da Europa é eleito como Conselheiro Regional de Cultura para o mandato de 03 anos na cidade de Recanto das Emas, os marcos mais importantes deste mandato foram: a participação direta na criação da LOC – Lei Orgânica da Cultura (Lei Complementar Nº 934 de de 2017) que é o maior marco cultural de todos os tempos no Distrito Federal. Participou ainda diretamente da ativação das três unidades “CEU das Artes” situados no DF. Em 2017 começa a implementar nos CEUs das Artes o projeto ESCOLA SOCIAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE PELA CULTURA. Em maio de 2017 organiza novamente as atividades do MUSEU DE RUA DO HIP HOP PARA A 16ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS, dessa vez realizada no CEU DAS ARTES DO RECANTO DAS EMAS. Em 2018 é convidado a colaborar da reestruturação da REDE CULTURA VIVA no DF através de pesquisa organizada pela UNESCO que resulta em um documentário intitulado CARTOGRAFIAS DO PERCURSO através da pesquisadora DAMIANA CAMPOS. Foi um dos coordenadores das atividades culturais da I SEMANA DE CIÊNCIA ARTE E CULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA – Campus RECANTO DAS EMAS à convite da Reitoria local.
É convidado pela FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES para palestrar no evento RODA DE CONVERSA SOBRE RACISMO E INTOLERÂNCIA e também trabalha como voluntário na IV CONFERÊNCIA DISTRITAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL em 12 e 13 de janeiro de 2018. Logo em seguida, em fevereiro é aclamado como representante do Brasil no comitê oficial do projeto LE REVE AFRICAIN, projeto internacional com foco em iniciativas culturais com foco na questão africana. Participou ainda em 2018 como voluntário das atividades culturais da 13ª SEMANA INTERNACIONAL DAS EMBAIXADAS idealizada pelo GRUPO DE CÔNJUGES DE CHEFES DE MISSÃO no Centro de Exposições do Parque da Cidade em Brasília. Disputou vaga de Conselheiro de Cultura no Conselho de Cultura do DF sendo eleito como suplente para o mandato de 2019 a 2021.
Atualmente continua na graduação em Enfermagem focando a Arte em todas as suas vertentes como ferramenta de Promoção da Saúde, observando a Cultura Popular como uma poderosa linguagem a ser usada para a melhoria da qualidade de vida. Em sua perspectiva, um povo alegre é um povo saudável, e os saberes das Culturas Populares trazem em si, de forma indissociável, também aspectos do cuidar em saúde que foram passados como legados dos mais antigos. Essa esfera de construção da saúde tem sido abordada de forma muito considerável nas Práticas Integrativas de Saúde (PIS) para complemento da terapêutica, e em várias outras legislações que tratam o tema Cultura e Saúde como áreas em perfeita harmonia capazes de promover a melhoria da qualidade de vida, havendo um movimento nacional que aponta para essas novas perspectivas que abordam a Arte no cuidar em saúde.

Bernardo Antônio de Barros Lima - Berna
RG: 1 425 188 SSP DF / CPF: 578.782.421.00
Brasileiro, solteiro DN: 20/05/1974
Quadra 307 Conjunto 09 Casa 18
RECANTO DAS EMAS / BRASÍLIA / DISTRITO FEDERAL
Telefone: (61) 3332 17 22

email: bernardomaio@yahoo.com.br / rede.entidades@gmail.com

FORMAÇÃO
______________________________________________________

1. Nível Superior (cursando)
2. Técnico em Designer Gráfico (SENAI – aplicativos: Corel Drawn, Photoshop, Page Maker);
3. Excel Básico (Universidade de Brasília)

PROFISSÃO


1. Técnico em Design Gráfico / Arte Finalista (formação SENAI DF)
2. Empreendedor individual nas áreas de Audiovisual/ Ensino de arte e cultura/ Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas – MEI CNPJ 15.719.429/0001-00
3. Agente Cultural reconhecido pela Secretaria de Cultura CEAC 8266 áreas: CAPACITAÇÃO, GESTÃO E PESQUISA
PRODUÇÃO CULTURAL
AUDIOVISUAL


EXPERIÊNCIAS
_______________________________________________________

Assessoria parlamentar / Câmara Legislativa do DF – 1998 a 2003;
Assistente Técnico / SETEC – MEC – 2003 a 2004;
Bolsista FioCruz / SCDC-Minc – 2013 a 2014;

OUTRAS EXPERIÊNCIAS
_______________________________________________________

Membro fundador e Prefeito comunitário / Quadra 307 (Recanto das Emas / mandato 2000 a 2003);

Secretário Regional da Associação Capoeirarte Mestre Chapão no Distrito Federal (2002 a 2005);

Membro fundador e conselheiro do Instituto Cultural Black Spin Breaker’s (Brazlândia / desde 2004);

Membro fundador da Associção de Skatistas Arte Radical (Santo Antonio Descoberto – GO / 2004);

Membro fundador da Rede 3 Saúde e Cultura (DF/ desde 2004);


Participação no I Seminário Distrital de Economia Solidária (Câmara Legislativa do DF – 2004);

Membro Suplente na Coordenação de Formação para o Trabalho e Garantia de Emprego e Renda para o PNJ (Plano Nacional de Juventude – Congresso Nacional / 2005);

Participação em todas as atividades da Rede 3 Saúde e Cultura (desde 2005);

Participação na IV Conferência Nacional de Educação e Cultura (Câmara dos Deputados – 2005);

Membro fundador do Fórum Nacional de Culturas Populares (desde 2005);

Membro fundador do Fórum de Culturas Populares do DF (desde 2005);

Membro fundador do Instituto Doce Desafio (UNB-DF / 2006);

Participação no projeto VAMOS BATER FOTO (Ong Menino de Ceilândia / 2006);

Participação como suplente no Seminário Nacional de Juventude – Plano Nacional de Juventude (2006);

Participação como signatário no Seminário sobre o “Pacto pelos Direitos da Criança e do Adolescente do Semiárido” (UNICEF / 2006);

Membro fundador do Grupo Cultural Reunião Urbana de Artistas
RUA - (Ceilândia / 2007);

Membro fundador do Instituto Filhos do Sol (DF / 2007);

Participação como executor no I Encontro de Executores do Plano Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil (2007);

Membro da Coordenação do “Curso de Capacitação Jurídica para o Terceiro Setor” (Núcleo de Práticas Jurídicas – Faculdade de Direito / Decanato de Extensão UnB – Ceilândia / 2006 a 2008);

Membro do Conselho Gestor do projeto Casa Brasil – unidade UnB Ceilândia (2006 a 2008);

Participação como delegado na 1ª Conferência Distrital de Juventude (2008);

Participação como delegado na Pré-Conferência Distrital de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Taguatinga DF (2009);
Participação na Rede Social do Bambu (desde 2009);

Participação no VIII Cong. Brasil. de Prevenção das DSTs e Aids (2010);
Participação no I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais (2010);

Participação na 72ª Semana Brasileira de Enfermagem (2011);

Participação no Circuito de Saúde - Projeto de Extensão Escola de Avós – SES (2011);

Participação no curso de extensão projeto CUIDARTE – Escola Superior de Ciências da Saúde (2011);

Participação como delegado na 1ª Conferência de Saúde da Região Sudeste: Recanto das Emas e Samambaia (2011);


Participação como delegado na 1ª Conferência de Saúde da Região Oeste: Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga (2011);

Participação como delegado na 8ª Conferência de Saúde do DF (2011);

Participação como delegado na 14ª Conferência Nacional de Saúde (2011);

Participação na Ação Social “Dia D” de cidadania e solidariedade Vila Planalto (2011);

Participação na 1ª Ação Social “Crescendo para a Vida” Pró-Vidas de Samambaia (2011);

Participação na 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social de Samambaia (2011);

Participação na 72ª Semana Brasileira de Enfermagem (2011);

Participação no Curso de Capacitação em AIDPI para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares de Enfermagem das Equipes de Atenção Básica – FEPECS/SES (novembro de 2011);


Participação na 73ª Semana Brasileira de Enfermagem (2012);

Participação como delegado na 1ª Conferência Livre dos Direitos do Deficiente do Riacho Fundo I e II (2012);

Participação como delegado na III Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2012);

Participação no curso de extensão FEPECS EM MUDANÇA: EDUCAÇÃO E PESQUISA PARA O SUS (2012);

Participação no I Seminário de formação em Enfermagem na RIDE-DF (2012);

Participação na 12ª Mostra nacional de Experiências bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (2012);
Presidente do CAENF – Centro Acadêmico de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (mandato 2011 a 2012);

Membro fundador e secretário do Instituto Dracma Perdida (desde 2012);

Membro da Rede Saúde e Cultura FioCruz DF (desde 2013);

Participação no Primeiro Seminário Mundial das Doenças Raras (Câmara dos Deputados / 2013);

Participação no Curso Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico / Minc - ESAF (Novembro de 2013);

Idealizador do GT de Pesquisa sobre o Hip Hop e do MUSEU DE RUA DO HIP HOP participando na 13ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS na curadoria do MUSEU DE RUA DO HIP HOP (maio de 2013 Ceilândia);

Membro da Rede de Mobilizadores das Praças dos CEUs (desde 2014);

Coordenador de Cultura e Saúde TV Reflexo Digital (2014);

Membro fundador do IERA - Instituto de Esportes Radicais e de Ação (desde 2014);

Participação no Primeiro Encontro Intersetorial de Saúde Mental (maio de 2014);

Participação no Primeiro Fórum de Educomunicação das Escolas Públicas do DF (maio de 2014);

Participação na Conferência Nacional de Educação de 2014 – CONAE 2014 (Brasília / novembro de 2014);

Participação Seminário Nacional de Capacitação para Gestores e Comunidades dos CEU’s – Governo Federal (Brasília / Nov. de 2014);

Eleito Conselheiro de Saúde Titular no Conselho de Saúde do Recanto das Emas (eleito para o mandato 2015 a 2018);

Membro fundador do Laboratório de Bioética Direitos Humanos e Saúde Mental (DF / 2015);

Participação na Audiência Pública sobre o Fundo de Apoio à Cultura – FAC (CLDF / Junho de 2015);

Participação na Conferência Regional de Saúde da Região Sudoeste (junho de 2015);

Participação na IX Conferência de Saúde do DF (Setembro de 2015);

Participação no ENCONTRO INTERSETORIAL DE CULTURA E SAÚDE – 44 anos de Ceilândia (março de 2015);

Participação na realização da EUROBATTLLE etapa Brasil (24 e 25 de abril de 2015 - FUNARTE);

Participação no II SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL DO PODER JUDICIÁRIO (28 e 29 de maio de 2015 STJ);

Participação no Sarau de 127 anos da Falsa Abolição (13 de maio 2015 Recanto das Emas);

Participação na exposição “Olhares” do Pintor de Nova Guiné Sidney Cerqueira (19 de maio 2015 CLDF);

Participação no Seminário 25 anos de ECA 9 maio 2015 CNC – Brasília);

Participação como delegado na Pré-conferência Regional de Saúde do Recanto das Emas (jun 2015);

Participação na Audiência Pública sobre o Fundo de Apoio à Cultura (jun CLDF 2015);

Participação na etapa DIÁLOGOS CULTRAIS DO GDF do Recanto das Emas (jun 2015)

Consultoria para criação da Associação Beneficente dos Servidores da Defensoria Pública do DF ASBENS (jun – Brasília 2015);
Participação na realização do LAZER DA PAZ – HIP HOP (jul 2015 Santo Antonio do Descoberto);

Participação na autoria do projeto AFROSAÚDE (Jul 2015 – IX CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO DF - CCUG);

Participação na autoria do projeto PARA O ALTO E AVANTE – esportes radicais (jul - Samambaia 2015);

Apresentação musical no Sarau IERA Slackpoint (Jul 2015 Ceilândia);

Apresentação musical no V PIQUINIQUE LITERÁRIO LIVRO LIDO LIVRO LIDO (jul 2015 Samambaia);

Participação na realização da MATINÊ GUETTO SKATE SHOP (Julho 2015 - Santo Antonio do Descoberto);

Participação em Roda de Conversa com o GDF (jul. 2015 Recanto das Emas);

Participação na realização do 1º DIA VERDE (Coordenação Regional de Ensino – 2015 Ceilândia);

Participação no VIRADA DO CERRADO (Jul. 2015 Parque Ecológico do Setor O);

Participação no VIRADA DO CERRADO – Ibram DF (agos. 2015 Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas);

Viagem de intercâmbio cultural para o cantão Solothurn – Suíça (Agosto 2015 a março de 2016);

Participação no VI PIQUINIQUE LITERÁRIO LIVRO LIDO LIVRO LIVRE – (MARÇO DE 2016- CASA DANDARA CEILÂNDIA DF);

Idealizador e produtor do III ENCONTRO INTERSETORIAL DE CULTURA E SAÚDE no Recanto das Emas DF (junho de 2016);

Eleito Conselheiro Regional de Cultura do Recanto das Emas – segmento sociedade civil junho de 2016 (mandato 3 anos, DF);

Participação na realização de evento em comemoração ao DIA MUNDIAL DO HIP HOP – Slackpoint Zoca (Nov. 2016 Ceilândia);

Participação na realização da Batalha BLASSED PLAY BATTLLE – CEU DAS ARTES (dez. 2016 Recanto das Emas);

Participação na realização do V ABERTO DE SKATE (dez. 2016 Santo Antonio do Descoberto);

Participação em todo o processo de MOBILIZAÇÃO SOCIAL para ativação do CEU DAS ARTES do RECANTO DAS EMAS (durante todo ano de 2017);

Organização das atividades do Museu de Rua do Hip Hop na 16ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS – IbraM no Recanto das Emas (16 a 20 de maio de 2017 – CEU das Artes Recanto das Emas);

Participação no I ENCONTRO DE CONSELHEIROS REGIONAIS DE CULTURA DO DISTRITO FEDERAL (1 e 2 de abril de 2017, Museu da República);

Idealizador do projeto ESCOLA SOCIAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE PELA CULTURA – CEU DAS ARTES RECANTO DAS EMAS (segundo semestre de 2017);

Participação na realização de três edições do projeto Hip Hop Kids no DF e RIDE (janeiro, fevereiro e junho de 2017);

Participação direta na reorganização da REDE CULTURA VIVA NO DF (durante todo o ano de 2018 – Secretaria de Cultura DF);

Palestrante na RODA DE CONVERSA SOBRE RACISMO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA – promovido pela Fundação Cultural Palmares – Praça Zumbi (19 de janeiro de 2018, DF);

Participação como voluntário na IV CONSFERÊNCIA DISTRITAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL (12 e 13 de janeiro de 2018, DF);

Participação em audiência pública sobre VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO DF (22 de fevereiro de 2018 – CLDF);

Realização do BEST TRICK DE SKATE no evento POERÃO DO ROCK 10 ANOS (17 de março de 2018 - Skatepark QD 300 Recanto das Emas);

Participação como conselheiro no II ECONTRO DE CONSELHEIROS REGIONAIS DE CULTURA DO DF (13 a 15 de abril de 2018 – Museu da República);

Participação na realização do PRIMEIRO ENCONTRO DE RAPPERS DF & ENTORNO (16.04.18 SANTO ANTONIO DO DESCOBERTO);

Participação direta na organização das atividades culturais e esportivas na inauguração e ativação do CEU DA CEILÂNDIA (junho de 2018);

Participação na criação do projeto CEU DAS DANÇAS implementado no CEU DAS ARTE CEILÂNDIA (1º semestre de 2018, DF);

Participação na organização das atividades culturais da I SEMANA DE CIÊNCIA ARTE E CULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLA – Campus Recanto das Emas (7 a 11 de maio de 2018, DF);

Participação direta na criação do projeto SKATE PARA VIDA (05 de junho de 2018 – Riacho Fundo DF);

Participação no VIRADA DO CERRADO 2018 – IBRAm DF (setembro de 2018 - Parque Ecológico Riacho Fundo – DF);

Participação como conselheiro no III ENCONTRO DE CONSELHEIROS REGIONAIS DE CULTURA DO DF (novembro e dezembro de 2018);

Participação como voluntário na 13 ª FEIRA INTERNACIONAL DAS EMBAIXADAS – Grupo de Cônjuges dos Chefes de Missão (GCCM) – Centro de Exposições do Parque da Cidade – (Nove. 2018 – DF);

Eleito suplente do Conselho de Cultura do DF representando a sociedade civil ocupando a cadeira da área de DIVERSAS LINGUAGENS ou EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (novembro de 2018, Museu da República DF);

I - Participação em eventos internacionais:

Participação como diretor do Instituto Cultural Black Spin Breaker’s na organização das atividades do evento internacional QUALIFIER EUROBATTLE PORTUGAL (30 e 21 de março de 2012, Teatro Dulcina, DF);
https://www.facebook.com/pg/pontaorede3csdf/photos/?tab=album&album_id=1292970894122115

Idealização, organização e execução do III ECURBAN SAD – Encontro de Cultura Urbana com ICE CREW DIRTY - Camarões (20 e 21 de julho de 2013, Santo Antonio do Descoberto)
https://www.facebook.com/pg/pontaorede3csdf/photos/?tab=album&album_id=760178300734713

Participação como diretor do Instituto Cultural Black Spin Breaker’s na organização das atividades do evento internacional STREET BATTLE BRAZIL qualifier for UNBREAKABLE WOLRD CHAMPIONSHIP BREAKDANCE 1X1 BELGIUM (2º SEMESTRE 2016, DF);
https://www.facebook.com/pg/pontaorede3csdf/photos/?tab=album&album_id=1310035545748983
Participação na organização e cobertura jornalística das atividades do evento Internacional KUNST AUSSTELLANG do artista brasileiro Paulo Jehli (13.02.16 – CHUR, SUÍÇA);
https://www.facebook.com/pg/pontaorede3csdf/photos/?tab=album&album_id=943840489035159

Participação como palestrante no evento internacional 68º CEBEN – CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM - ABEN no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (26 de outubro de 2016 – DF)
https://www.facebook.com/pg/pontaorede3csdf/photos/?tab=album&album_id=1126810244071515

Participação como convidado representando a Rede saúde e Cultura DF na palestra NOVO OLHAR SOBRE AS DROGAS – Drº CARL HART – CHAIR DPT. OF PSYCHOLOGY OF COLUMBIA UNIVERSITY (24.10.17 – SEMIUnB 2017, Universidade de Brasília, DF)
https://www.facebook.com/pg/pontaorede3csdf/photos/?tab=album&album_id=1469741999778336

Nomeado por aclamação como REPRESENTANTE DO BRASIL NO COMITÊ LE REVÊ AFRICAIN – França (fevereiro de 2018, PARIS, FRANCE)
http://www.lereveafricain.com/
https://www.facebook.com/LEREVEAFRICAIN/

II - Participação em pesquisas científicas sobre Cultura e Saúde:

Entrevista na pesquisa CARTOGRAFIAS DO PERCURSO Prodoc Contrato AS-3410/2017, 914BRZ4020. Coordenação geral: Polliana Alencar Consultora: Damiana Sousa Campos. Supervisão técnica: Jaqueline Fernandes e Ricardo Batista UNESCO / Secretaria de Cultura / Cartografias Culturais ano 2018 DF
https://www.youtube.com/watch?v=X0rvpZ2SeWQ
https://www.youtube.com/watch?v=-5IFaiO3E9s

Entrevista na pesquisa ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE: INTERPRETAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL” curso de Medicina Pesquisador Drº Ubirajara

II – Premiações concedidas:

Homenagem Honra ao Mérito concedida pela ABEn Associação Brasileira de Enfermagem na 52ª SBEn Semana Brasileira de Enfermagem pela gestão como presidente ocorrida do CANEf ESCS – Centro Acadêmico de Enfermagem da ESCS DF (Brasília 2012)

Homenagem Honra ao Mérito concedida pela Câmara Federal através do gabinete do deputado federal RÔNEY NEMER (Congresso Nacional 02 de maio 2016)

Prêmio Hip Hop de Culturas Populares concedido pela Secretaria de Estado de Cultura na gestão de Bernardo como Presidente do Conselho Fiscal do Instituto Cultural Black Spin Breaker’s (ano 2017 – Casa do Cantador DF)









BERNARDO ANTONIO
Conselheiro de Cultura do DF – Suplente 2019-2021
http://mapa.cultura.df.gov.br/agente/232/
http://culturaviva.gov.br/agente/11852/
http://mapas.cultura.gov.br/agente/108593/
https://www.facebook.com/conselheiroberna/
https://coracaolaranja.wordpress.com/
https://twitter.com/BernasBarros
https://bernasbarros.tumblr.com/
https://www.flickr.com/people/bernasbarros/


Brasília janeiro de 2019.

Vídeos

Galeria

evento entre e