Instituto criado em 11 de abril de 1999 como associação de moradores, com o passar dos anos se tornou uma associação de empoderamento das mulheres do DF que trabalha dentre outras ferramentas de cunho social, a CULTURA E A ARTE COMO FERRAMENTAS DE EMPODERAMENTO SOCIAL DAS MULHERES PARA A EMANCIPAÇÃO DAS MESMAS.
Telefone Público: (61) 98508-1304
Endereço:
CEP: 72610-504
Logradouro: Quadra 205 - conjunto 04 - lote 08
Número:
Complemento: sala 204
Bairro: Recanto das Emas
Município: Brasília
Estado: DF
Regiões Administrativas: Recanto das Emas
Descrição
Instituto EVA – breve histórico de atuação.Originária da Associação de Moradores do Recanto das Emas no ano de 1999, alguns anos depois de sua fundação, percebendo a necessidade de mais dinamismo e vendo a carência de aplicação de políticas públicas voltadas para as mulheres do DF as mulheres da Associação criaram o movimento comunitário Recanto Mulher. O objetivo principal era o Empoderamento das comunidades periféricas e das minorias em vulnerabilidade social. Com o fortalecimento do movimento Recanto Mulher, sempre vinculado a Associação de moradores, surgiu a necessidade de institucionalização do movimento. Devido à grande movimentação de ações e atividades envolvendo as mulheres atuantes nas atividades da Associação, a assembleia geral se reuniu em cinco de dezembro de 2018 para reformular a missão e visão institucionais da Associação. Surge então o Instituto EVA - Empoderamento, Valorização e Autoestima, focado somente na aplicação das políticas públicas em todas as áreas (CULTURA, ARTE, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, etc) para as mulheres do Distrito Federal. É a primeira organização da sociedade civil voltada exclusivamente para as políticas públicas e causas exclusivamente para as mulheres, especialmente aquelas voltadas para comunidades em vulnerabilidade social no Recanto das Emas, uma das Regiões do DF onde o projeto tem núcleos de fomento, com uma coordenação de Cultura e Arte, Saúde e Esporte, que tem dinamizado atividades culturais e esportivas de forma pontual e atuando em instância de decisão de todo DF.
Em seu plano de trabalho para 2019 estão previstas várias atividades dentro e fora do calendário oficial do DF. Pretende-se alcançar o maior número de mulheres possível, com atividades continuadas, envolvendo uma rede social de de atores sociais para o Empoderamento de todas as mulheres do Distrito Federal, com difusão dos talentos artísticos de mulheres de toda cidade.
Vídeos
