João Lima é dançarino, professor e criador em dança contemporânea. Formado em artes cênicas pela Universidade de Brasília, e com larga experiencia também como ator, João fez parte das duas principais cias de dança contemporânea de Brasília, a cia Basirah, sob direção de Gisele Rodrigues, e desde 2013 faz parte da cia Anti Status Quo, sob a direção da coreografa Luciana Lara.
Telefone Público: (61) 98216-3382
Endereço: CLN 314 Bloco D, APt 112 , Asa Norte, 70767-540, Brasília, DF
CEP: 70767-540
Logradouro: CLN 314 Bloco D
Número: APt 112
Complemento:
Bairro: Asa Norte
Município: Brasília
Estado: DF
Regiões Administrativas: Brasilia
Descrição
João Lima, é dançarino, professor e criador em dança contemporânea, formado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, conhece a linguagem da dança contemporânea em 2008, na própria universidade, e passa a ter aulas de formação básica com a professora Luciana Lara, no ano de 2011 estréia seu primeiro trabalho profissional em dança, na peça "Danaídes", Última montagem do grupo Basirah, sob a direção de Gisele Rodrigues, trabalho que se apresentou neste mesmo ano no festival "Cena contemporânea". João permanece nos trabalhos da cia até que se encerram no ano de 2012. No Ano de 2013 conhece a linguagem do "Contato e Improvisação", nas Jans regulares do projeto de extensão "Com Tato", na Universidade de Brasília, sob a Coordenação de Carol Barreiro, onde pratica até hoje.Ainda em 2013 faz uma audição para a "Anti Status Quo Cia de dança", é selecionado para dançar a obra já concebida "Cidade em Plano", estréia nesta obra no "Fitaz" (festival internacional de teatro de La Paz), na bolívia, no ano de 2014, nesse mesmo ano se apresenta com a mesma obra no festival "Movimento D", em Brasília, e cumpre projeto de circulação com este trabalho em Salvador e Recife.
Em julho de 2014 ainda na cia Anti Status Quo, começa um total de 3 residências artísticas para a criação da obra "De carne e Concreto", sendo a primeira residência com o coreografo Marcelo Evelin, a segunda com Artista contextual Gustavo Ciríaco, e a terceira com a interprete e criadora Denise Stutz. Essa obra faz temporada com cerca de 22 apresentações em Brasília neste mesmo ano de 2014. Porém só volta a ser apresentada no ano de 2016 na mostra XYZ, em Brasília e neste mesmo ano no "MID" ( Mostra internacional da dança) em Brasília também. Já no ano de 2017 apresenta a obra novamente no festival "Viva Dança" em Salvador, no "Festival de teatro Brasileiro" em Belo Horizonte, e no festival "Panorama", no Rio de Janeiro. No ano de 2018 o trabalho acaba de ser reapresentado no "MIT-SP" ( Mostra Internacional de teatro) em São Paulo, e se prepara para em março deste ano se apresentar no "Zurich Movies" em Zurich na Suissa.
Integrante da Cia Anti Status Quo desde 2013, em 2017 passa a substituir Luciana Lara em algumas de suas aulas para inciantes, o que o encoraja a abrir sua própria turma e começar a dar formação para interpretes da dança. Permanece ainda hoje na cia onde esta em andamento o processo de criação de uma nova obra intitulada "Microutopias Aglutinantes do lugar".
Além de toda experiência em dança, João Lima possui larga experiência teatral, tendo trabalhado com nomes como Hugo Rodas e Andre Garcia (Diretor da cia Domo de Teatro e artes integradas), como ator e ainda ministrando oficinas de iniciação e montagem teatral.
Galeria
