Museu Nacional da República - MuN

O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira. O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes.

Acessibilidade: Sim

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, de 09h às 18h30

Site: https://www.facebook.com/Museu-Nacional-da-Rep%C3%BAblica-DF-190636337736505/

Email Público: museunacional@gmail.com

Telefone Público: (61) 3325-5220

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Zona 0, s/n , Plano Piloto, 70070-150, Brasília, DF

CEP: 70070-150

Logradouro: Setor Cultural Sul, lote 2, Zona 0

Número: s/n

Complemento:

Bairro: Plano Piloto

Município: Brasília

Estado: DF

Regiões Administrativas: Brasilia

Descrição

O Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, obra de Oscar Niemeyer, localizado na Esplanada dos Ministérios, foi construído exclusivamente com recursos do GDF. O Conjunto Cultural da República constituído de vários equipamentos culturais inclui, principalmente, a Biblioteca e o Museu Nacional, idealizados por Lucio Costa e previstos desde o final da década de 1950.Segundo a designação do Relatório do Plano Piloto de Brasília1, elaborado em 1957 por Lucio Costa, o Museu Nacional foi construído para integrar o Setor Cultural Sul da Nova Capital.Concluído em 2006, o Museu Nacional representa uma síntese arquitetônica da alta modernidade que compõe os monumentos da Esplanada. Sua construção teve início em 1999 e sua inauguração deu-se em 15 de dezembro de 2006, com uma exposição sobre a obra de Oscar Niemeyer.

O Conjunto Cultural da República ocupa o espaço de 91.000 m², sendo 11.000 m² em área edificada.
evento entre e

Publicado por

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) é o órgão responsável pela articulação e coordenação da política cultural do Governo do Distrito Federal. Incentivar, apoiar, fomentar e difundir a cultura, em todas suas formas de manifestação é o que a Secretaria de Cultura realiza por meio de suas atividades, projetos, programas e ações.