Biblioteca Nacional de Brasília

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), projeto do arquiteto Oscar Niemeyer que compõe o Conjunto Cultural da República previsto no Plano Urbanístico de Lúcio Costa, foi aberta ao público em 2008. Espaço aberto ao público para estudos e realização de eventos culturais, divulgação de poetas e escritores brasileiros, especialmente os brasilienses, exposições de arte e mostras diversas.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 19h45 Sábados e Domingos: 8h às 14h

Site: http://www.bnb.df.gov.br/

Email Público: bnb@bnb.df.gov.br

Telefone Público: (61) 3325-6257

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Edifício da Biblioteca Nacional, lote 2 , Asa Sul, 70070-150, Brasília, DF

CEP: 70070-150

Logradouro: Setor Cultural Sul, lote 2, Edifício da Biblioteca Nacional

Número: lote 2

Complemento:

Bairro: Asa Sul

Município: Brasília

Estado: DF

Regiões Administrativas: Brasilia

Descrição

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foi concebida no plano original de Brasília, assinado por Lúcio Costa no final dos anos 50 do século passado, quando o urbanista projetou a capital federal com Oscar Niemeyer e outros arquitetos.

O projeto assinado por Niemeyer culminou com a abertura ao público, em 12 de dezembro de 2008.

A BNB afasta-se da função tradicional de depositária da produção intelectual do país, desempenhando e enfatizando as funções de acesso e atendimento à população em geral, inserindo-se, assim, na moderna perspectiva de Biblioteca Nacional.

Dessa forma, além de manter a herança cultural da nação, para uso de pesquisadores e estudiosos, a biblioteca está voltada para o atendimento a todos os cidadãos, por meio de ações que beneficiam o Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, atingindo principalmente as camadas menos favorecidas da população.

As obras da Coleção Popular Geral (COPOG) estão disponíveis para a consulta e empréstimo, mediante cadastro. São cerca de 20 mil exemplares que contemplam várias áreas do conhecimento. Os 7.800 livros comprados pela Secretaria de Cultura no início de 2013 integram a coleção.

Além do serviço de empréstimo, a biblioteca promove eventos culturais no auditório multiuso como exposições, palestras e exibição de filmes do Cineclube BNB, atividades pedagógicas no Espaço Infantil e consulta a obras digitais. O usuário conta também com o acesso gratuito à internet.
evento entre e

Publicado por

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) é o órgão responsável pela articulação e coordenação da política cultural do Governo do Distrito Federal. Incentivar, apoiar, fomentar e difundir a cultura, em todas suas formas de manifestação é o que a Secretaria de Cultura realiza por meio de suas atividades, projetos, programas e ações.