Centro de Dança do Distrito Federal

O Centro de Dança do Distrito Federal é destinado à pesquisa, criação, inovação e capacitação em dança , tanto por parte de realizadores locais quanto por convidados nacionais internacionais. Após reforma, foi reaberto no dia 28 de fevereiro de 2018.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: Todos os dias, de 8h às 12h e de 14h às 18h (atendimento)

Site: http://www.centrodedancadf.com.br/

Email Público: contato@centrodedancadf.com.br

Telefone Público: (61) 3325-5207

Endereço: SAN Quadra 01, VIA N-2, Anexo I da Secretaria de Cultura, Bloco E, s/n, Setor Cultural Norte, Asa Norte, 70041-90, Plano Piloto, DF

CEP: 70041-90

Logradouro: SAN Quadra 01, VIA N-2, Anexo I da Secretaria de Cultura, Bloco E

Número: s/n

Complemento: Setor Cultural Norte

Bairro: Asa Norte

Município: Plano Piloto

Estado: DF

Regiões Administrativas: Brasilia

Descrição

O Centro de Dança do Distrito Federal é destinado à pesquisa, ensaios, oficinas, workshops e cursos da área de dança, tanto por parte de realizadores locais quanto por convidados. Ao todo são cinco salas, além de uma videoteca com amplo material de dança.

Espaço destinado exclusivamente para projetos na área de dança. Tem como foco a função artística da dança nas suas diversas estéticas e abordagens, de maneira a contribuir com a consolidação de uma política pública no DF, visando à formação, pesquisa coreográfica, aprimoramento e a difusão da dança.


HISTÓRICO

No início da década 90, a classe de dança, após inúmeras discussões com autoridades do governo local, detectou a necessidade de criação de um espaço voltado exclusivamente para o desenvolvimento e crescimento desta arte no Distrito Federal. Com esta expectativa, e no momento em que se discutia o destino do anexo II da Secretaria de Estado de Cultura, antiga sede da Fundação Ballet do Brasil, surge um movimento de artistas e produtores da área, esforçados em assegurar o espaço, exclusivamente, para essa linguagem artística/cultural. Um local que pudesse ser um referencial, a fim de estimular o fomento artístico e a formação das diversas estéticas e abordagens da dança.

Em fevereiro de 1993, os grupos de dança Beton (de Andréa Horta), Proposta (de Denise Zenícola) e Stillo (de Rosa Coimbra), vêm marcar o início da utilização do Centro pela classe. Alguns meses depois, outros grupos e profissionais da cidade aderiram ao projeto e foi se consolidando a vocação do espaço para a área de dança.

Hoje, o Centro abriga grande parte dos grupos e profissionais de dança e caminha a passos largos para a sua reestruturação e aprimoramento, de forma a servir como um núcleo catalisador e gerador da dança no Distrito Federal.

Neste momento encontra-se em obras, com previsão de reabertura totalmente modernizado.
evento entre e

Publicado por

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) é o órgão responsável pela articulação e coordenação da política cultural do Governo do Distrito Federal. Incentivar, apoiar, fomentar e difundir a cultura, em todas suas formas de manifestação é o que a Secretaria de Cultura realiza por meio de suas atividades, projetos, programas e ações.