Concha Acústica

Localizada às margens do Lago Paranoá, no Setor de Clubes Esportivos Norte (ao lado do Museu de Arte de Brasília – MAB), está a Concha Acústica do DF. Projetada por Oscar Niemeyer, foi inaugurada oficialmente em 1969 e doada pela Terracap à Fundação Cultural de Brasília, hoje Secretaria de Cultura, destinada a espetáculos ao ar livre. Foi o primeiro grande palco da cidade.

Capacidade: 5.000

Endereço: SCEN Trecho 01, s/n, Orla do Lago Paranoá, Vila Planalto, 70800-110, Brasília, DF

CEP: 70800-110

Logradouro: SCEN Trecho 01

Número: s/n

Complemento: Orla do Lago Paranoá

Bairro: Vila Planalto

Município: Brasília

Estado: DF

Regiões Administrativas: Brasilia

Descrição

Estrutura
A Concha Acústica tem uma extensão de 29.750 m², ocupando uma área construída de 8.435,12 m² com capacidade para 5 mil pessoas, com 200 bancos de concreto, distribuídos em 30 fileiras, com capacidade para 30 pessoas cada. Foi construída com o objetivo de receber grandes shows ao ar livre.

Sua estrutura é composta por três projeções de formas retangulares e uma plataforma de configuração trapezional, com um setor circular côncavo. O projeto tem linhas arrojadas e teve como objetivo integrar a arquitetura com a natureza.

A abertura da Concha deu-se na inauguração de Brasília com a apresentação do Balé Municipal do Rio de Janeiro. Em 1967 foi realizado um concerto com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Vanderléia, atraindo mais de 25 mil pessoas. Contudo, a inauguração oficial só aconteceu em 1969.

Durante a década de 70 a Concha foi pouco utilizada para eventos artísticos. Parou de funcionar em 2001, mas em setembro de 2003 foi reformada e reaberta.
evento entre e

Publicado por

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) é o órgão responsável pela articulação e coordenação da política cultural do Governo do Distrito Federal. Incentivar, apoiar, fomentar e difundir a cultura, em todas suas formas de manifestação é o que a Secretaria de Cultura realiza por meio de suas atividades, projetos, programas e ações.