Sala Villa Lobos

Foyer da Sala Villa Lobos

No foyer da Sala Villa-Lobos é indicado a saraus, performances, lançamentos de livros, coquetéis e encontros, nos 514 m2 na ala sul, 200 m2 na ala norte e 120m2 em frente à Sala Alberto Nepomuceno.

As atividades ou eventos realizados no Teatro Nacional encontram-se suspensos de acordo com a recomendação nº 57/2013 do MPDFT.

Endereço: SCTN, Lote Único, s/n , Zona Cívivo Administrativa, Esplanada dos Ministérios, 70041-905, Brasília, DF

CEP: 70041-905

Logradouro: SCTN, Lote Único

Número: s/n

Complemento:

Bairro: Zona Cívivo Administrativa, Esplanada dos Ministérios

Município: Brasília

Estado: DF

Regiões Administrativas: Brasilia

Descrição

Desde a entrada, o espaço é protegido pela área envidraçada e chama atenção a beleza do jardim concebido por Burle Marx, insinuando no mezanino a leveza de um jardim suspenso, com canteiros tomados de samambaias e grandes folhas. O jardim contrasta com o baixo relevo ao fundo, em mármore branco, da autoria de Athos Bulcão. Destacam-se duas esculturas, uma de Ceschiatti e outra de Mariane Perreti. No fundo e centro do foyer, funciona a bilheteria, em mesa de concreto armado.

No foyer da Sala Villa-Lobos já aconteceram os mais diversos eventos, de recitais, exposições e espetáculos em projetos que marcaram época como o Sarau e os shows e concertos do Arte Por Toda Parte, nos últimos anos. Logo, é indicado a saraus, performances, lançamentos de livros, coquetéis e encontros, nos 514 m2 na ala sul, 200 m2 na ala norte e uma outra em frente à Sala Alberto Nepomuceno de 120 metros quadrados.


Um monumento em movimento, o Teatro Nacional é sóbrio e supreendente, desde os relevos externos de Athos Bulcão aos pequenos detalhes que vão aparecendo em seu anterior, como as obras de arte criadas especialmente para pontuar seus espaços amplos e cheios de sentido.

A contorcionista

Escultura em bronze não polido, medindo 2,46m x 1,80m, executada em 1952 e instalada no teatro, no foyer da Sala Villa-Lobos,em 1980. É uma tradução perfeita do que disse a crítica Sheila Leirner sobre a obra de Alfredo Ceschiatti, seu autor: "sensualidade, poesia e música".

O pássaro

Obra assinada por Mariane Peretti. Escultura em bronze polido, medindo 1,80 sobre pedestal de 60cm e pesando 804kg, posicionado logo à esquerda de quem entra no foyer da Villa-Lobos e uma das preferidas pelos visitantes para composição de fotos.

Os jardins

Os jardins podem ser observados em áreas externas do teatro, circundando a pirâmide, pontuando com silêncio e discreção. No foyer da Villa-Lobos, Burle Marx cria uma ambiência vegetal despojada e ao mesmo tempo grandiosa.
evento entre e

Publicado por

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) é o órgão responsável pela articulação e coordenação da política cultural do Governo do Distrito Federal. Incentivar, apoiar, fomentar e difundir a cultura, em todas suas formas de manifestação é o que a Secretaria de Cultura realiza por meio de suas atividades, projetos, programas e ações.