Centro de Tradições Populares

Em 1963, o mestre da cultura popular e do Bumba-meu-boi no DF e no Brasil, Seu Teodoro Freire, criou a Sociedade Brasiliense de Folclore, em Sobradinho, com o intuito de difundir e levar adiante as festas e danças dessa importante manifestação da cultura e folclore brasileiro. A partir de 1972 a SBF passou a chamar-se Centro de Tradições Populares.

Site: https://boideseuteodoro.wordpress.com/

Telefone Público: (61) 9669-1020

Endereço: Quadra 15, Área Especial 2, s/n , Sobradinho II, 73045-105, Sobradinho II, DF

CEP: 73045-105

Logradouro: Quadra 15, Área Especial 2

Número: s/n

Complemento:

Bairro:

Município: Sobradinho II

Estado: DF

Regiões Administrativas: Sobradinho II

Descrição

O maranhense Teodoro Feire, conhecido como Seu Teodoro, nasceu na pequena cidade de São Vicente Ferrer, localizada a 280 km de São Luís (MS), em 1920. Desde os oito anos era apaixonado pelo cultura popular e dedica-se à tradição de sua região: o Bumba meu boi e outras paixões como o time de futebol Flamengo e sua escola de Samba, a Mangueira.

Quando menino, em épocas festivas, saía às escondidas para acompanhar os cantadores e as toadas de boi, escondido da sua mãe. Passou uma temporada no Rio de Janeiro até chegar em Brasília, em 1962.

Assim que chegou à capital do Brasil, foi trabalhar na Universidade de Brasília e após um ano criou o Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, com o intuito de difundir e levar adiante as festas e danças dessa importante manifestação da cultura e folclore brasileiro. “É importante manter a dança do boi viva para as novas gerações”, gostava de defender.

A primeira apresentação e visita à cidade aconteceu mesmo antes de morar em Brasília. Foi no primeiro aniversário da cidade, quando veio para fazer uma apresentação. Encantou-se com o Planalto Central e veio para ficar.

O Centro de Tradições Populares, no começo, era bem simples, feito de paredes de taipa, chão de terra batida e teto de palha. Hoje, tem uma boa estrutura e reúne cerca de 75 integrantes onde faz apresentações de bumba-meu-boi, de Tambor-de-Crioula e comemora as festas de São Sebastião, São Lázaro e da Matança do Boi (essa há 49 anos). Houve também o Encontro-de Bumba-meu-Boi realizado na Funarte, em homenagem ao sempre empolgado mestre.

Fonte: Grupo Cupuaçu (http://xn--grupocupuau-v9a.org.br/sem-categoria/seu-teodoro-morre-de-parada-cardiaca-nesta-madrugada-15-01/)

*********

O bumba-meu-boi é uma das manifestações populares folclóricas e tem sua origem nos mitos de colheita ligados aos ciclos das estações. O boi é sagrado no Egito, na Índia e até no “Mardi-gras” francês, quando ele desfila, todo enfeitado, símbolo de prosperidade (“Boeuf-gras” = boi gordo) nas ruas de Paris, por ocasião do carnaval. A maior concentração de grupos de bumba-meu-boi no Brasil se fixa no Nordeste. Um grupo emigrou para Brasília por ocasião da fundação da nova capital e continua em atividade até hoje, em Sobradinho (DF), dirigido pelo seu chefe, sr. Teodoro Freire, maranhense residente em Brasília desde 1961. Em 1963 ele fundou a Sociedade Brasiliense de Folclore e, em junho de 1963 o bumba-meu-boi foi apresentado pela primeira vez. A partir de 1972 a SBF passou a chamar-se Centro de Tradições Populares. As manifestações do bumba-meu-boi se estendem por todo o ano em cerimônias em que o mito se incorpora à religião católica.

Guarapiranga Freire é hoje o presidente do Centro de Tradições Populares.

Vídeos

Galeria

evento entre e

Publicado por

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) é o órgão responsável pela articulação e coordenação da política cultural do Governo do Distrito Federal. Incentivar, apoiar, fomentar e difundir a cultura, em todas suas formas de manifestação é o que a Secretaria de Cultura realiza por meio de suas atividades, projetos, programas e ações.