Fundado em junho de 2013 por Flavia Gimenes e Matias Mesquita, ELEFANTE é um espaço de arte autônomo no qual artistas e pesquisadores são convidados a desenvolver projetos artísticos contemporâneos experimentais por meio de investigação e produção contemporânea (de artistas, de curadores e de pesquisadores), residências artísticas, exposições, cursos teóricos e práticos e grupos de estudos.
Site: http://elefantecentrocultural.com/
Telefone Público: (61) 3541-3146
Endereço: SCLRN 706 Bloco C , Loja 45 , Asa Norte, 70740-513, Brasília, DF
CEP: 70740-513
Logradouro: SCLRN 706 Bloco C
Número: Loja 45
Complemento:
Bairro: Asa Norte
Município: Brasília
Estado: DF
Regiões Administrativas: Brasilia
Descrição
QUEM SOMOS E O QUE QUEREMOSFundado em junho de 2013 por Flavia Gimenes e Matias Mesquita, o Elefante é um espaço de arte autônomo no qual artistas e pesquisadores são convidados a desenvolver projetos artísticos contemporâneos experimentais. Esses projetos estão normalmente relacionados ao campo das artes visuais: investigação e produção contemporânea (de artistas, de curadores e de pesquisadores), residências artísticas, exposições, cursos teóricos e práticos e grupos de estudos para o exercício do pensamento e da produção, dentre inúmeras possibilidades.
Elefante Centro Cultural
2017
Flavia Gimenes
co-fundadora
Matias Mesquita
co-fundador
Cinara Barbosa
Diretora artística
Roberta Pinheiro
Comunicação
Maria Antônia Zanta Nobre
Cursos
Elefante is about experimental art
Para o Elefante o que interessa é o movimento e a troca que podem existir em um ambiente em que artistas, curadores e público se aproximam para discutir e circular ideias e conhecimentos e para experimentar novas possibilidades (ou desdobramentos) da sua produção.
EXPOSIÇÕES - As mostras são resultado de processos de pesquisa desenvolvidos por artistas e curadores que submetem seus projetos para o Elefante. O Elefante está sempre aberto para receber e discutir projetos que possam integrar sua programação.
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS com artistas de Brasília e especialmente provenientes de outros estados e países, as residências artísticas têm como principal característica o deslocamento do artista de seu contexto social e geográfico originais, para estimular novas vivências, trocas, fluxos, contaminações e transformações tanto na sua produção artística quanto em seu campo de pesquisa. As instalações físicas do Elefante oferecem um quarto privativo que acomoda até dois artistas por ciclo de residência, com acesso a um banheiro privativo, cozinha, biblioteca e espaço no ateliê. Os artistas residentes são convidados a utilizar o espaço expositivo para exposição ou desenvolvimento de práticas relacionadas à experimentação proposta e poderão ser acompanhados por curadores conforme sua linha de pesquisa. Compõem ainda as atividades de residência apresentação do residente à comunidade artística local durante a abertura do ateliê e durante os studio visits realizados ao longo da programação. O programa de residência e suas regras serão apresentados durante o Open Call 2017 a ser lançado no 2o. semestre.
CURSOS TEÓRICOS E LABORATÓRIOS DE PRÁTICA - Para 2017 o Elefante Centro Cultural desenvolveu ciclos de cursos livres para que pessoas interessadas em arte possam desenvolver seus estudos em arte. Cursos teóricos e laboratórios de prática artística e de prática de crítica de arte foram desenvolvidos e serão realizados entre abril, maio e junho deste ano. Para conhecer os cursos com inscrições abertas clique aqui, aqui ou entre em contato pelo email elefantecentrocultural@gmail.com
◢ PARCERIA PARA CO-FINANCIAR INICIATIVAS DE PROGRAMAÇÃO / FUNDING
O Elefante é uma organização privada e independente, mantida com base nos projetos desenvolvidos, inscrições dos cursos oferecidos, venda de publicações produzidas e, sobretudo, mantida pelos artistas e gestores que integram o espaço. O Elefante não é instituição governamental e tampouco é ligada a qualquer setor governamental.
Por isso, estamos constantemente em busca de parceiros para que possamos ampliar as iniciativas de programação para 2017 e 2018.
Para apoiar o Elefante, você pode:
. participar dos cursos propostos (e convidar seus amigos para que eles participem também)
. adquirir as obras de arte cedidas por artistas ao Elefante para financiamento das atividades
. adquirir publicações produzidas pelo Elefante ou por seus parceiros
. apoiar programas específicos como um mantenedor. Escreva-nos! elefantecentrocultural@gmail.com
◢ HISTÓRICO DE COLABORAÇÕES
2013 - agosto 2015 - Diretoria artística: Flavia Gimenes
agosto 2015 - novembro 2016 - Diretoria artística: Manuel Neves
dezembro 2016 - 2017 - Diretoria artística: Cinara Barbosa