Escola de Música de Brasília - EMB
O Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília, CEP-EMB, é uma escola técnica pertencente à Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Criada em 1963, O CEP-EMB oferece cursos de formação profissional na área da música erudita e popular a pessoas de todas as idades e faixas sócio-econômico-culturais, oriundas das mais variadas regiões do DF e entorno.
Site: http://www.emb.se.df.gov.br/
Telefone Público: (61) 3901-6760
Endereço: SGA/Sul Quadra 602, Projeção D, Parte “A”, Asa Sul, 70200-620, Plano Piloto, DF
CEP: 70200-620
Logradouro: SGA/Sul Quadra 602
Número: Projeção D
Complemento: Parte “A”
Bairro: Asa Sul
Município: Plano Piloto
Estado: DF
Regiões Administrativas: Brasilia
Descrição
Atualmente o Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília oferece cerca de cem cursos, a maioria em nível de Formação Inicial e Continuada, voltados ao atendimento de vários perfis de alunos em diferentes faixas etárias. São cursos de Musicalização Infantil, Juvenil e de Adultos. Há também os cursos de Iniciação Musical e os Básicos Instrumentais. Além desses, também são oferecidos trinta e seis cursos Técnicos de Nível Médio. Em destaque, há também no CEP-EMB um curso de formação continuada de professores para atuarem em atividades de música nas escolas, oferecido aos professores da rede pública, regulamentado pela EAPE.Todos os cursos são gratuitos e o processo de admissão de novos alunos no CEP-EMB é regulamentado por edital aprovado pela SUBEB, Subsecretaria de Educação Básica da SEDF, publicado no DODF, uma vez a cada semestre. Nesse processo seletivo, os candidatos podem inscrever-se para pleitear vagas por sorteio ou por teste. As inscrições são feitas pela internet, neste mesmo site.
Para maiores informações acerca de quem somos, sugerimos a consulta do documento formal de descrição de nossa identidade, o PPP, Projeto Político-pedagógico do CEP-EMB. Tendo sido esse instrumento instituído pela Constituição, seu processo de construção é também descrito pela LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96. Além disso, o Regimento das Escolas públicas da SEDF também descreve em maiores detalhes os itens que deve conter.
O PPP de uma escola precisa ser elaborado com a participação de toda a Comunidade Escolar, para ser um efetivo instrumento de gestão democrática. No CEP-EMB, essa participação é garantida devido pelo fato do atual PPP em construção estar sendo elaborado a partir do resultado de dados levantados em toda a Comunidade Escolar, por meio de dois grupos de questionários, tendo sido consideradas as seguintes dimensões: Pedagógica, Administrativa, Comunitária, Financeira, Jurídica e Artística. O primeiro grupo de questionários investigou que escola desejamos, isto é, para onde queremos ir. Depois, o segundo grupo de questionários investigou que escola temos, ou seja, onde estamos. A partir disso, elaborou-se uma série de metas para se propor ações concretas com a finalidade de se fazer a situação atual do CEP-EMB vir a aproximar-se progressivamente daquela desejada pela Comunidade Escolar.
MISSÃO
Promover a educação musical, a formação para o trabalho e a vida em sociedade com seus desafios modernos, em um ambiente favorável ao diálogo, à participação e ao pluralismo de ideias, de modo que floresçam as atividades artísticas e criativas no CEP-EMB, pela organização de esforços coletivos em benefício dos alunos.
VISÃO
Que escola queremos construir:
Uma escola reconhecida como modelo, por suas técnicas de ponta, sendo um celeiro de profissionais bem qualificados como reflexo de sua qualidade organizacional. Um centro de excelência, de intensa produção musical a garantir o futuro de quem ingresse nela. Um exemplo para outros países, um ponto de referência para músicos instrumentistas e maestros. Um lugar de bons professores, onde é preciso estudar para permanecer nele. Um lugar em que a diretoria faça bons trabalhos, promovendo melhorias. Uma escola boa, onde não haja o medo de se apontar seus erros, uma instituição conceituada, oferecendo também o ensino superior, uma fonte de musicistas humanos. Um centro de discussões, experimentações e de produção de saberes na área de Educação Musical.
Um lugar agradável, grande, conservado, com ar condicionado, com estacionamento bom, confortável, bonito, arborizado, limpo, higienizado, que disponibilize instrumentos bons, com salas adequadas à aprendizagem, sendo um exemplo de vida e de ensino musical para outras escolas, lançando profissionais no mundo do trabalho. Uma instituição moralizada e não corrompida, que promova a transparência, sem privilégios e bem amparada pelo Estado.
OBJETIVOS
Compromissos a realizar:
•Formar alunos atuantes de qualquer faixa etária, capacitando profissionais qualificados para expandir o mercado musical em suas várias vertentes, de um lado, pautando-se nas demandas do mercado de trabalho do músico, e de outro, em aspectos da formação de valores que contribuam para uma sociedade mais justa.
•Formar músicos profissionais, respeitosos, responsáveis, sérios e dignos para o exercício da profissão no mercado de trabalho, empenhados em crescer profissionalmente e em contribuir para o crescimento da sociedade, propagando os seus conhecimentos.
•Formar cidadãos músicos, isto é, profissionais que saibam viver em democracia, também pela experiência de ter estudado na EMB, que possam viver de música e que tenham condições de prosseguir seus estudos em uma universidade.
•Ensinar sempre por meio de caminhos mais curtos no que se refere ao aprendizado musical profissionalizante e humanista, com foco no aluno, na prática musical, integrando disciplinas, ensinando a música com qualidade, estimulando os jovens a gostar, a ter prazer no fazer musical, estimulando sua criatividade, tal que se sintam satisfeitos com os conhecimentos obtidos no curso.
•Educar os alunos sem maltratá-los, com paciência, sem “depositar” conhecimentos nos alunos, estimulando-os não só a tocar bem seu instrumento, mas também fazendo com que eles se tornem aptos a ensinar profissionalmente. Isto é, formar instrumentistas e professores que possam vir a dar aulas em todas as escolas do DF.
•Preparar os alunos para o exercício da profissão de músico e de professor de música, incentivando a produção cultural e a organização de eventos.
•Formar os alunos da EMB tal que sejam excelentes profissionais, oferecendo-lhes oportunidades de participação em apresentações em grupos como coro e orquestra em festivais, tanto aqui quanto no exterior. Ao ensinar, a escola deveria visar uma maneira de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.
•Contemplar a sensibilização, a transformação humana, além da profissionalização. A escola deve fomentar valores em meio aos alunos e não somente o conhecimento musical teórico e prático, formando verdadeiros cidadãos, isto é, formando não somente músicos, mas cidadãos do bem. A escola deve conhecer as características fundamentais da cultura musical de Brasília, nas dimensões sociais e materiais, como meio para construir progressivamente a noção de identidade da nossa EMB, identificando os elementos culturais vindos dos alunos.
•Dar oportunidade a todos os que procuram desenvolver a musicalidade, oferecendo-lhes um universo rico em experiências musicais, permitindo-lhes o desenvolvimento sadio da personalidade, preparando-os para o mundo do trabalho.
•Formar pessoas com conhecimentos consistentes de modo que, concluído o curso básico e o técnico e na medida em que forem sendo requisitadas, saibam aonde buscar os recursos teórico-práticos necessários ao seu aperfeiçoamento e aprimoramento nas técnicas do universo da música, como instrumentistas, compositores, intérpretes da música para diversos públicos, como professores, musicoterapeutas ou ainda como “amantes” da música. Ou seja, considerar também aqueles que sentem necessidade íntima de participar da música, tocando-a como meio de estarem mais perto de si mesmos e poderem se comunicar melhor com o mundo em que vivem, sem necessariamente serem profissionais da música.
CONTATOS
Direção
Diretora: Profa. Edilene Abreu
Vice-diretor: Prof. Davson de Souza
Telefone: 3901 6760
Email: diretoriacepemb@gmail.com
Supervisão Pedagógica
Supervisora diurno: Profa. Kátia Andrade
Supervisor noturno: Prof. José Alberto
Email: supervisaopedagogicacepemb@gmail.com