Açougue Cultural T-Bone

Luiz Amorim, criador do projeto, começou a trabalhar cedo. Aos 16 anos, quando foi alfabetizado, o primeiro livro que Luiz leu foi um gibi de filosofia de Karl Marx. Com o passar dos anos, ele juntou suas economias e conseguiu comprar o açougue, passando de funcionário para dono. O projeto teve início em 1994, quando conseguiu comprar o açougue onde trabalhava.

Site: http://www.t-bone.com.br/index.php/sobre/historia/

Telefone Público: (61) 3274-1665

Endereço: SCLN 312 Bloco B , Loja 27 , Asa Norte, 70765-52, Plano Piloto, DF

CEP: 70765-52

Logradouro: SCLN 312 Bloco B

Número: Loja 27

Complemento:

Bairro: Asa Norte

Município: Plano Piloto

Estado: DF

Regiões Administrativas: Brasilia

Descrição

Luiz Amorim, criador do projeto, começou a trabalhar cedo. Aos 16 anos, quando foi alfabetizado, o primeiro livro que Luiz leu foi um gibi de filosofia de Karl Marx. Com o passar dos anos, ele juntou suas economias e conseguiu comprar o açougue, passando de funcionário para dono.

O projeto teve início em 1994, quando conseguiu comprar o açougue onde trabalhava. No começo, a biblioteca era apenas uma prateleira com dez livros para emprestar aos clientes, enquanto aguardavam a mercadoria. O projeto se transformou em referência em Brasília, e foi rebatizado de Estação Cultural.

Luiz criou a biblioteca com um único objetivo: incentivar e democratizar a leitura, uma vez que, por meio dela, passou a ter outra visão de mundo. “A finalidade é dar cidadania, humanizar o espaço público. O livro na parada de ônibus vai ao encontro das pessoas. Torna-se uma tarefa mais fácil, porque é mais difícil pessoas se deslocarem de suas casas para uma biblioteca. Às vezes, elas não têm tempo”, justifica Luiz.

Luiz achou tão importante a democratização da leitura que não parou apenas no açougue, levando a ideia para as paradas de ônibus.

Vídeos

evento entre e

Publicado por

Lívia Frazão

Intérprete e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasilia. Especialista em Estudos Avançados em Dança pela UFBA.
Foi Coordenadora de Formulação de Políticas Públicas de Cultura na Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. Atualmente está como Assessora de Informações e Indicadores Culturais na mesma Secretaria.