Inaugurado juntamente com o Palácio da Alvorada, o Brasília Palace Hotel, projetado por Oscar Niemeyer, foi tradicional ponto de encontro de pioneiros, políticos e diplomatas na década de 60, além de hospedar os visitantes da nova capital. Praticamente destruído por um incêndio em 1978, teve sua reconstrução concluída em 2007.

Site: https://www.plazabrasilia.com.br/brasiliapalace

Email Público: reservaspalace@plazabrasilia.com.br

Telefone Público: (61) 3306-9000

Endereço: SHTN Trecho 01 Conjunto 01, s/n , Setor de Hotéis e Turismo Norte, 70800-200, Plano Piloto, DF

CEP: 70800-200

Logradouro: SHTN Trecho 01 Conjunto 01

Número: s/n

Complemento:

Bairro: Setor de Hotéis e Turismo Norte

Município: Plano Piloto

Estado: DF

Regiões Administrativas: Brasilia

Descrição

Projetado por Oscar Niemeyer, o Brasília Palace Hotel utilizou em sua estrutura perfis metálicos importados dos Estados Unidos. Na época essa técnica constitui em inovação tecnológica e esse projeto foi um dos ícones do modernismo experimentado na construção de Brasília.

Inaugurado juntamente com o Palácio da Alvorada, o Brasília Palace Hotel foi tradicional ponto de encontro de pioneiros, políticos e diplomatas na década de 60, além de hospedar os visitantes da nova capital.

Entre o jardim externo e o salão de festas o painel de azulejos, criado por Athos Bulcão, se sobressai à primeira mirada pelo contraste de cores: azul e branco. Com dimensões de 3,18m x 34,74m, o efeito visual é forte e impactante. São dois tipos de azulejos composto por um único de peça, de tamanho 11cm x 11cm, com formas e cores que se alternam, de modo que o resultado é um jogo positivo/negativo. Apesar da simplicidade da concepção, a composição final, em razão do fundo-figura, leva a um embaralhamento perceptivo, que produz um efeito cinético.

Praticamente destruído por um incêndio em 1978, teve sua reconstrução concluída em 2007. A restauração do painel de azulejos e do afresco da parede do salão principal, ambos de autoria de Athos, foram entregues na mesma data.

Fonte: Gabriela Lafetá/Fundação Athos Bulcão e Acervo Público do DF


SOBRE O PAINEL DE ATHOS BULCÃO NO BRASÍLIA PALACE HOTEL:

Painel de azulejos composto por um único padrão de peça, de 11 x 11cm, na cor azul (no. 52 da escala cromática de Athos Bulcão) sobre fundo branco. Parte das peças é composta a partir de uma figura central azul, a qual se aproxima de um trapézio, com os lados em arco, estampados em azulejo esmaltado branco.Outra parte das peças é formada pelo negativo das primeiras, ou seja, um trapézio branco, com os lados em arco, estampados em azulejo esmaltado azul.

Trata-se de uma composição abstrata, formada pela alternância entre tal padrão e seu negativo. As peças seguem um ordenamento preestabelecido: existe a alternância das cores do padrão tanto nas faixas horizontais quanto verticais. Além disso, as faixas horizontais são formadas por peças dispostas sempre no mesmo sentido, enquanto as faixas verticais apresentam peças dispostas alternadamente em sentidos opostos, de forma que as bases maiores das figuras sempre se unem, assim como as bases maiores.

O painel é interrompido por uma divisória que delimita o interior do edifício e, que por ser de vidro, não interfere na continuidade da obra. A parte mais extensa do painel encontra-se no jardim externo e a outra parte está localizada próxima à escada que liga a recepção do hotel ao salão de festas.

Na outra face da parede na qual está localizado o apinel, encontra-se uma pintura mural também de autoria de Athos Bulcão. tal obra foi realizada no ano seguinte ao do painel em análise.

Fonte: livro "Inventário da Obra de Athos Bulcão em Brasília (IPHAN, 2018)

Galeria

evento entre e

Publicado por

Lívia Frazão

Intérprete e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasilia. Especialista em Estudos Avançados em Dança pela UFBA.
Foi Coordenadora de Formulação de Políticas Públicas de Cultura na Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. Atualmente está como Assessora de Informações e Indicadores Culturais na mesma Secretaria.