O Salão Negro é o principal acesso às galerias públicas do Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, e do Plenário do Senado Federal. Com uma área de 1.100 metros quadrados, abriga o painel de Athos Bulcão conhecido como "Movimento", em mármore branco e preto. Criada em 1960, o painel foi tombado pelo IPHAN em 2009 e ocupa 24 m de comprimento por 4,5m de altura.
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física:
Endereço: Praça dos Três Poderes , s/n , Zona Cívico Administrativa, 70165-900, Plano Piloto, DF
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
Município:
Estado:
Regiões Administrativas: Brasilia
Descrição
O Salão Negro é o principal acesso às galerias públicas do Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, e do Plenário do Senado Federal. Com uma área de 1.100 metrosquadrados, o salão é utilizado para vários fins. É por ele que o (a) presidente da República faz sua entrada no Palácio do Congresso Nacional, no dia de sua posse, para dirigir-se ao Plenário Ulysses Guimarães e prestar o compromisso constitucional. No Salão Negro também ocorrem outros tipos de eventos, como cultos ecumênicos, exposições e manifestações políticas ou culturais.
Fonte: guia "Conheça a Câmara" (Câmara dos Deputados)
SOBRE A OBRA DE ATHOS DE BULCÃO NO SALÃO NEGRO: Painel em placas de mármore branco fosco e de granito preto polido.
A partir de uma navalha retangular, a composição abstrata desenvolve-se por meio de placas de mármore branco, com larguras variáveis entre 20cm x 92,5cm e 50cm x 92,5cm, criando uma base, que é interrompida por linhas quebradas compostas por peças de granito preto com larguras variáveis entre 20cm x 92,5cm e 40cm x 92,5cm.
Nove eixos verticais são formados pelo agrupamento de peças de granito preto de diferentes larguras, separadas por intervalos onde predominam as peças em mármore branco.
O muralé limitado à direita e à esquerda por duas majestosas colunas e por duas largas escadas de acesso, respectivamente, à Câmara dos Depuados e ao Senado Federal.
Fonte: livro "Inventário das Obras de Athos Bulcão em Brasília" (IPHAN DF, 2018)
*******
Créditos fotos: Patrick Grosner (Fotos 1 e 2) e Fábio Bispo (Foto 3)