O Salão Negro é o principal acesso às galerias públicas do Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, e do Plenário do Senado Federal. Com uma área de 1.100 metros quadrados, abriga o painel de Athos Bulcão conhecido como "Movimento", em mármore branco e preto. Criada em 1960, o painel foi tombado pelo IPHAN em 2009 e ocupa 24 m de comprimento por 4,5m de altura.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Endereço: Praça dos Três Poderes , s/n , Zona Cívico Administrativa, 70165-900, Plano Piloto, DF

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

Regiões Administrativas: Brasilia

Descrição

O Salão Negro é o principal acesso às galerias públicas do Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, e do Plenário do Senado Federal. Com uma área de 1.100 metros
quadrados, o salão é utilizado para vários fins. É por ele que o (a) presidente da República faz sua entrada no Palácio do Congresso Nacional, no dia de sua posse, para dirigir-se ao Plenário Ulysses Guimarães e prestar o compromisso constitucional. No Salão Negro também ocorrem outros tipos de eventos, como cultos ecumênicos, exposições e manifestações políticas ou culturais.

Fonte: guia "Conheça a Câmara" (Câmara dos Deputados)


SOBRE A OBRA DE ATHOS DE BULCÃO NO SALÃO NEGRO: Painel em placas de mármore branco fosco e de granito preto polido.

A partir de uma navalha retangular, a composição abstrata desenvolve-se por meio de placas de mármore branco, com larguras variáveis entre 20cm x 92,5cm e 50cm x 92,5cm, criando uma base, que é interrompida por linhas quebradas compostas por peças de granito preto com larguras variáveis entre 20cm x 92,5cm e 40cm x 92,5cm.
Nove eixos verticais são formados pelo agrupamento de peças de granito preto de diferentes larguras, separadas por intervalos onde predominam as peças em mármore branco.
O muralé limitado à direita e à esquerda por duas majestosas colunas e por duas largas escadas de acesso, respectivamente, à Câmara dos Depuados e ao Senado Federal.

Fonte: livro "Inventário das Obras de Athos Bulcão em Brasília" (IPHAN DF, 2018)

*******

Créditos fotos: Patrick Grosner (Fotos 1 e 2) e Fábio Bispo (Foto 3)

Galeria

evento entre e

Publicado por

Lívia Frazão

Intérprete e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasilia. Especialista em Estudos Avançados em Dança pela UFBA.
Foi Coordenadora de Formulação de Políticas Públicas de Cultura na Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. Atualmente está como Assessora de Informações e Indicadores Culturais na mesma Secretaria.