Localizado na Praça dos Três Poderes, o Espaço Lucio Costa é uma homenagem ao urbanista que criou o Plano Piloto. Abriga no seu interior a Maquete de Brasília, circundada por uma galeria onde se encontram exposta, cópias dos croquis e do Relatório do Plano Piloto, apresentados por Lúcio Costa, em 1957, aos jurados do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: De terça à domingo, inclusive feriados, das 9h às 18h

Email Público: centroc3p@gmail.com

Telefone Público: (61) 3325-6244

Endereço: Praça dos Três Poderes, s/n, Esplanada dos Minsitérios, Zona Cívivo-Administrativa, 70100-000, Brasília, DF

CEP: 70100-000

Logradouro: Praça dos Três Poderes

Número: s/n

Complemento: Zona Cívico Administrativa, Esplanada dos Ministérios

Bairro:

Município: Brasília

Estado: DF

Regiões Administrativas: Brasilia

Descrição

O Espaço Lúcio Costa foi idealizado por Oscar Niemeyer e sua construção foi subsidiada pela Fundação Bradesco. É uma justa homenagem de Brasília e do arquiteto Oscar Niemeyer ao urbanista criador do Plano Piloto de Brasília. Foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1992, por ocasião das comemorações dos 90 anos de Lúcio Costa.

Localizado na Praça dos Três Poderes, é uma construção subterrânea que abriga no seu interior a Maquete de Brasília, circundada por uma galeria onde se encontram exposta, na parede azul ao fundo, cópias dos croquis e do Relatório do Plano Piloto, apresentados por Lúcio Costa em 1957, ao júri internacional que julgou e considerou o seu projeto o vencedor dentre os 26 projetos que participaram do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, além de fotos históricas da época da construção e inauguração da cidade. A concepção da exposição é do próprio autor do projeto da cidade.

Aparecem no Relatório do Plano Piloto os projetos das duas únicas edificações públicas de sua autoria, na capital por ele concebida: a Estação Rodoviária do Plano Piloto e a Torre de Rádio e Televisão.

Fonte referencial para os turistas e estudantes, a maquete representa hoje mais uma opção para que se possa visualizar a concepção urbanística da cidade, na perspectiva do cruzamento dos eixos, visão possível, anteriormente, só através do acesso ao Mirante da Torre de Rádio e Televisão.

No dia 07 de dezembro de 1987, a UNESCO, em reunião, reconhece Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade e no dia 11 de dezembro confere-lhe o Diploma que oficializa o título.

Brasília, com apenas 27 anos de existência, foi escolhida para receber este título por ser um marco da Arquitetura e do Urbanismo modernos, sendo o primeiro bem cultural contemporâneo a ingressar em uma relação de monumentos e cidades seculares, como, por exemplo, Ouro Preto no Brasil e Roma (o centro histórico) na Itália.

A Maquete de Brasília foi construída durante o ano de 1988, em aproximadamente 11 meses, tendo por base a cidade como ela se encontrava em DEZ/87. Foi inaugurada em dezembro de 1988 na cidade do Rio de Janeiro, sendo exposta para visitação pública no Museu de Arte Moderna. Em 21 de abril de 1989, no 29º aniversário de Brasília, foi exibida no Panteão da Pátria e em seguida exposta no Park Shopping, no período de maio a junho. Em setembro do mesmo ano representou o Brasil na III Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. Foi destaque em Praga, em outubro de 1990, fazendo parte do projeto Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade. No início de fevereiro de 1992, foi instalada provisoriamente no Senado Federal e no dia 27 de fevereiro, em caráter permanente, no Espaço Lúcio Costa.

Em setembro de 1994, a maquete foi restaurada pela primeira vez e teve o seu sistema de iluminação substituído; em novembro/dezembro de 1997 foi feita a segunda restauração e no período de 07/02/2002 a 17/04/2002, ao ser restaurada pela terceira vez, ela foi, também, atualizada pela primeira vez desde a sua construção e inauguração em 1988.

Na atualização foram acrescentadas, na cor cinza, todas as obras e edificações construídas e concluídas na cidade no período de JAN/1988 a DEZ/2001.

No período de 09 a 14 de abril de 2007, um de seus criadores, o arquiteto Antônio José Pereira de Oliveira, atendendo solicitação da Secretaria de Cultura do DF, faz uma manutenção e uma pequena atualização na maquete acrescentando a terceira ponte ou ponte JK e o Complexo Cultural da República João Herculino, composto pela Biblioteca Leonel de Moura Brizola e o Museu Honestino Guimarães, visando às comemorações do quadragésimo sétimo aniversário da cidade, no dia 21 de abril.

Maquete - Ficha Técnica
Autores: Arquitetos - Fernando Cosmelle Bassols e Antônio José Pereira de Oliveira
Medidas: 13,24m x 12,88m - aproximadamente 170m²
(98 módulos de 1,89 x 0,98 x 0,20m)
Material: Madeira, isopor, plástico e outros.
Escala: 1:1000


Maquete Tátil

Em novembro de 1998, incorporou-se ao acervo do Espaço Lúcio Costa a Maquete Tátil do Plano Piloto de Brasília, concebida para atender aos deficientes visuais, pois possui legendas em Braille com informações diversas sobre a cidade.

A maquete possui, ainda, um microcomputador que através de 53 sensores, colocados em toda a sua extensão, transmite as mesmas informações em português, inglês e espanhol.



Maquete Tátil - Ficha Técnica
Autor: Arquiteto – Arthur Henrique Bernardes
Medidas: 1,85m de diâmetro x 0,80m de altura
Material: Madeira, plástico, alumínio, fórmica e outros
Escala: 1:10.000
Arquiteto e Urbanista Lúcio Costa
evento entre e

Publicado por

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) é o órgão responsável pela articulação e coordenação da política cultural do Governo do Distrito Federal. Incentivar, apoiar, fomentar e difundir a cultura, em todas suas formas de manifestação é o que a Secretaria de Cultura realiza por meio de suas atividades, projetos, programas e ações.