Code Muzik

Programação de Software Musical

Ciclo de oficinas e performances musicais com programação de software, com Alexandre Rangel e artistas convidados.

Inscrições:http://www.quasecinema.org/sonicpi.html

Classificação Etária: 14 anos

Site: http://www.quasecinema.org/index.html

Anexo MuN

Oficina 5, com Vavá Afiouni (Sonic Pi + Baixo Elétrico): 22 e 23 de Outubro de 2016, sábado e domingo, às 15h.; Oficina 6, com Luiz Oliviéri (Sonic Pi / Arranjo e Composição): 12 e 13 de Novembro de 2016, sábado e domingo, às 15h; Oficina 4, com Sergio Cepa (Sonic Pi + Guitarra): 10 e 11 de Setembro de 2016, sábado e domingo, às 15h.; Oficina 3, com Gérson Deveras (Sonic Pi + Voz e Poesia): dias 20 e 21 de Agosto de 2016, sábado e domingo, às 15h; Oficina 2, com Barata (Sonic Pi + Bateria): 23 e 24 de Julho, sábado e domingo, às 15h.; Oficina 1, com Ramiro Galas (Sonic Pi + Música Eletrônica): dias 25 / 26 de Junho, sábado e domingo, às 15:00

Preço: Entrada Franca

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Zona 0, s/n , Plano Piloto, 70070-150, Brasília, DF

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA/DF
APRESENTA

Ciclo de oficinas e performances musicais com programação de software.
Com Alexandre Rangel e artistas convidados.

O projeto é uma pesquisa musical com apoio do FAC-SECULTDF tem sua realização no Anexo do Museu Nacional da República/DF e trata do ensino e da prática da música com programação de software. As ações consistem de 6 oficinas e 6 performances de criação musical por meio de programação do software. As atividades apresentam uma introdução à programação de software criativo, com foco em música eletrônica experimental.
Cada oficina contará com um artista convidado, a fim de propiciar um diaálogo e interação entre música com instrumentos tradicionais e a música com programação de software. Participarão o maestro Luiz Oliviéri, o guitarrista Sergio Cepa, o baterista Barata, o baixista Vavá Afiouni, o poeta Gérson Deveras e o produtor musical Ramiro Galas. As oficinas são divididas em conteúdos teóricos, prática e performances coletivas. Os participantes podem usar seus laptops, mas estarão disponíveis computadores para uso coletivo.
Os músicos convidados e os participantes das oficinas traduzirão suas técnicas e ideias para o sistema de programação de software Sonic Pi. O Sonic Pi, baseado na linguagem Ruby, é um ambiente de programação criado pelo Prof. Sam Aaron, da Universidade de Cambridge, para educação musical e introdução à informática para crianças - ou seja, não se asustem, é tudo muito simples! Além do Sonic Pi, a oficina apresenta outros softwares livres de produção criação musical com algorítmos.
Como uma linguagem de programação pode interagir e contribuir com músicos reais, desencadeando processos criativos inusitados? Podemos instruir o sistema a tocar uma sequência de notas baseada nas notícias do jornal, mapeando as vogais das manchetes nas teclas pretas do piano e as consoantes nas teclas brancas. Podemos basear acordes nos ponteiros do relógio. Podemos experimentar ritmos de bateria que só poderiam ser tocados por uma pessoa com 3 braços. O imaginação é o limite, para instruduzirmos a poética e o caos do ser humano nos códigos da computação.
A condução das oficinas é de Alexandre Rangel, artista multimídia brasiliense, mestre em arte educação pela UnB. Rangel tem produzido perfomances com a técnica de criação de software audiovisual, como o "Sábio ao Contrário" e Weekly Beats, desafio de produção de uma música com código de programação a cada semana de 2016. Já apresentou suas criações no Brasil, Argentina, Espanha, EUA, França, Dinamarca, Holanda e Taiwan.

Serviço:
6 oficinas
Local: Anexo do Museu Nacional de Brasília
Faixa etária: Maiores de 14 anos.
Entrada franca.
Inscrições: http://www.quasecinema.org/sonicpi.html

25 e 26 Junho (Sáb. e Dom.)
23 e 24 Julho (Sáb. e Dom.)
20 e 21 Agosto (Sáb. e Dom.)
10 e 11 Setembro (Sáb. e Dom.)
22 e 23 Outubro (Sáb. e Dom.)
12 e 13 Novembro (Sáb. e Dom.)

Horários: 15h às 20h

Fundo de Apoio à Cultura - FAC

O FAC, criado em 1991 e alterado pela Lei Complementar 267 de 1997, é o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF que oferece apoio financeiro a fundo perdido e seus projetos são selecionados por Editais públicos.