Festival Banca de Poetas

Arte como instrumento de transformação humana

Descrição Curta:
iteratura, poesia, teatro literário e outras prosas. O Festival Banca de Poetas é um verdadeiro banho cultural, que preza pela democracia da criação artística. Imagine um varal com livros e textos selecionados e outros feitos ali mesmo e, para incrementar, uma interpretação teatral da literatura a céu aberto.

Classificação Etária: Livre

Escola Classe Varjão

ver mapaocultar mapa

Dia 15 de julho de 2016 das 8h às 20h

Preço: Gratuito

Endereço: Quadra 7, Conjunto D, Lote 2 , Varjão, 71555-242, Varjão, DF

Descrição

Festival Banca de Poetas
Arte como instrumento de transformação humana

Literatura, poesia, teatro literário e outras prosas. O Festival Banca de Poetas é um verdadeiro banho cultural, que preza pela democracia da criação artística. Imagine um varal com livros e textos selecionados e outros feitos ali mesmo e, para incrementar, uma interpretação teatral da literatura a céu aberto. Este é o presente que o Festival Banca de Poetas irá levar para a população do DF. A estréia será na Estrutural no dia 30 de Junho (quinta-feira), de 8h às 20h, aberto e gratuito. Lembrando que todo o acervo está disponível para trocas. No picadeiro da Banca de Poetas o livro é o elemento cênico principal, e a troca de saberes se da a partir do livro.

ORIGEM

Era pura poesia ver como executivos, mendigos, pessoas de todas as classes e gêneros dividiam o mesmo espaço para contemplar um varal de poesia no meio do Setor Comercial Sul, em 2001. Foi assim que nasceu o projeto, todos que por ali passaram, certamente, irão se lembrar da figura emblemática do artista José Garcia Caianno e sua Banca de Poetas. ¨Sua¨, não é o pronome mais justo, para o nobre poeta, ¨a Banca é de todos¨, afirma Caianno.

ATRAÇÕES, TROCAS e LEGADO

O Teatro Literário com os grupos Mambembrincantes e Pilombetagem, certamente é um dos diferenciais deste projeto, ¨a dramatização da literatura pode conquistar novos leitores, principalmente, aqueles que dizem que não gostam de leitura, pois aprenderam uma nova forma de ler e amar os livros¨, contou Caianno. Todos que visitarem o estande, também terão contato com acervo e trocar livros, ainda assistirão a recitais e dramatizações.

Brasília e mais cinco cidades satélites receberão o projeto, que agora ganha status de ¨festival¨. Além de espaços públicos a Banca de Poetas agora irá habitar Escolas Públicas e Centros de Reintegração de Adolescentes, ¨por onde passarmos vamos deixar uma mini biblioteca e um dia marcado por arte e boas histórias, contou Caianno, com brilho nos olhos em deixar um legado.

A BANCA e O PROJETO

No Festival Banca de Poetas, o livro e a questão da leitura estão inseparáveis da questão da qualificação do leitor, fazendo um convite à reflexão de que ler, entendendo o que se lê, não é uma análise meramente técnica, mas lúdica, reflexiva, inusitada e democrática, o que também valida sua integração ao Manifesto da Unesco sobre Bibliotecas Públicas.

O Festival Banca de Poetas, fomentado pelo FAC, conforme edital nº 5/2014, configura-se como uma biblioteca pública itinerante que estimula o hábito de leitura por meio do Teatro Literário que extrapola conhecimentos curriculares, respeitando a capacidade cognitiva de crianças e jovens e oportunizando o desenvolvimento da imaginação criativa.

A Banca de Poetas tem o formato de arte urbana visual e verbal ao dispor de uma instalação cenográfica/picadeiro que contrasta o rústico/pesado dos objetos de madeira, conhecidos por bobinas e carretéis, que formam torres em elevação nas quais comportam livros, com a leveza/suavidade do bambu, que forma estantes para livros e pilares de sustentação do cenário, e das cores vibrantes dos tecidos de chita que permitem uma curiosa e envolvente plástica cênica.

Nosso objetivo é fortalecer as cadeias criativa, produtiva e mediadora do livro e da leitura como fator relevante para o desenvolvimento da produção e difusão intelectual, o acesso aos bens culturais, a democratização do livro e a promoção da cidadania plena que requer o combate à iliteracia. Insere-se nas políticas públicas referentes à redução de danos na habilitação da criança e do adolescente no convívio social. Precisa realizar essa atividade nas seguintes cidades: Estrutural, Gama, Brasília, Varjão, Itapoã, Ceilândia.

O POETA

José Gomes Garcia (nome artístico José Garcia Caianno) nasceu em 14 de novembro de 1954 à margem esquerda, para quem sobe as águas do rio Paranaíba-GO. Teve seu primeiro contato com a poesia aos sete anos quando viu um recital na escola. A partir daí, adotou-a como forma de libertação. Em 1972, mudou-se para Taguatinga-DF onde iniciou uma carreira de produção ligada aos conjuntos de baile da época, ingressando no movimento independente. Produziu em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia. Ultimamente, viaja pelo país participando de encontros literários, seminários e ocupando todos os espaços onde a poesia é convidada, bem como, tomando de assalto lugares onde não a querem. Participou de várias oficinas e seminários na área do cinema, teatro e vídeo. Como ator participou de várias montagens teatrais como A lenda do Piui (infantil, direção de Guilherme Barcellos), Frei Tito: vida, paixão e morte (direção de B. de Paiva). Tem dois projetos de vídeo em andamento e escreve nova peça teatral sobre um dos fundadores da UnB. É gestor da Casa de Cultura Itinerante Banca de Poetas.


PROGRAMAÇÃO

Horário - 8h às 20h (todos no mesmo horário)

Locais e Datas:

Estrutural: 30 de junho

Área Especial 08 Praça Central

(em frente à Administração Regional)

Saiu na imprensa:
Portal Gama Cidadão > http://goo.gl/6wJJag
Jornal Club > http://goo.gl/yWNoqM



Ceilândia: 05 de julho

QNM 13 módulo B Centro Cultural de Ceilândia

(ao lado da Biblioteca Pública)



Itapoã: 12 de Julho

Centro de Ensino Fundamental Dra Zilda Arns

Quadra 378 conjunto N Área Especial 02 Del Lago Itapoã DF



Varjão: 15 de julho

Quadra 07 Área Especial (em frente à Escola Classe Varjão)



Brasília: 19 de julho

Feira do Livro de Brasília

Centro de Convenções Ulysses Guimarães



Gama: 29 de julho

Área Especial quadra 05 conjunto A Setor Sul do Gama – DF

(ao lado do 9º Batalhão de Polícia Militar)


Imprensa

Marcos Linhares 61 98405-8290 ou 99905-5905

Vitor Fernz 61 99848-2555

Israel Carvalho 61 98463-3314

Publicado por

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) é o órgão responsável pela articulação e coordenação da política cultural do Governo do Distrito Federal. Incentivar, apoiar, fomentar e difundir a cultura, em todas suas formas de manifestação é o que a Secretaria de Cultura realiza por meio de suas atividades, projetos, programas e ações.