Sobre linhas, membranas e fronteira

Mostra fotográfica de portfólios selecionados pelo Foto Capital

Descrição Curta:
Arquitetura, temporalidade e identidade são temas que conversam entre si na mostra fotográfica Sobre linhas, membranas e fronteiras, que será inaugurada no Museu Nacional, no dia 11 de abril, às 19h, e segue aberta para visitação gratuita até o dia 28 de maio. A exposição traz obras de Cléo Alves Pinto, José Roberto Bassul e Michelle Bastos, com a curadoria de Renata Azambuja.

Classificação Etária: Livre

Mais Informações: (61) 3878-9100

Museu Nacional da República - MuN

ver mapaocultar mapa

De terça a domingo, de 11 de abril a 28 de maio de 2017, de 09:00 às 18h30

Preço: Gratuito

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Zona 0, s/n , Plano Piloto, 70070-150, Brasília, DF

Descrição

A olho nu

Cléo Alves Pinto fotografou 509 fachadas de casas do Setor de Habitação Geminada Sul (SHIGS), mais conhecidas como as casas das 700 Sul de Brasília. Ao projeto, deu o nome de “Membranas”. Biologicamente, membranas são estruturas que separam dois ambientes, controlando a passagem de substâncias entre eles. A capacidade da membrana de ser ou não atravessada por determinadas substâncias corresponde à sua permeabilidade. Fachadas são como membranas, explica. “Eu fotografo o que me deixam ver”. Cada imagem recebeu um código único e foi classificada de acordo com um método desenvolvido pela autora em uma das dez categorias de membranas, que vão de impermeável até permeável.”

Cléo Alves Pinto nasceu em Curitiba, passou grande parte da vida em Minas Gerais e há oito anos mora em Brasília. É arquiteta e urbanista, e também formada em Pedagogia. A fotografia autoral é seu interesse mais recente, por meio do qual tem investigado assuntos como modos de morar, relações entre espaços públicos e privados, memória e (im)permanência.

Signos e identidades

José Roberto Bassul percorreu canteiros de obras onde para fotografar tapumes e o que há por trás destes. As cidades expressam uma ambiguidade tensa entre a idealização de uma vida gratificante e as impossibilidades trazidas pela realidade. A série “Fronteiras” aborda essa ambiguidade ao estabelecer relações imagéticas que interpelam o sentido da existência. Linhas opacas, criadas por tapumes em canteiros de obras, separam mundos aparentemente distantes. Desejos intangíveis, caminhos que levam a lugar nenhum, a percepção da finitude, a diluição das identidades ou um sentido destroçado de nação impõem os limites da condição humana. “Bassul constrói associações entre signos para compor uma única imagem, mas sempre preocupado em manter o fluxo da série”, afirma Renata Azambuja.

Arquiteto e fotógrafo, José Roberto Bassul nasceu no Rio de Janeiro e vive em Brasília. Fotografou intensamente na juventude, mas na década de 1980 abandonou a fotografia para dedica-se à arquitetura. Trinta anos depois, retoma a atividade fotográfica, quando passa a desenvolver um trabalho autoral voltado para a arquitetura, a paisagem urbana e para os aspectos humanos da vida contemporânea.

Etnografia estética

Michelle Bastos percorreu a pé sete municípios fronteiriços entre os Estados do Maranhão e do Piauí para realizar uma pesquisa sobre a relação entre a identidade do morador e as paredes de suas casas. Naquele recorte geográfico é comum as paredes das casas serem pintadas pelos próprios moradores. Na série “Sobre linhas, divisões e acréscimos”, Michelle Bastos apresenta uma relação direta entre a identidade e a busca da beleza. A paleta de cores foi dividida entre os moradores eufóricos (tons vibrantes) e melancólicos (tons pasteis) e relacionados com um questionário informal sobre a caracterização do humor de cada um. As paredes capturadas em close possuem detalhes como cores, manchas e pequenos improvisos que guardam uma relação direta com quem a pintou, como que se essas telas fossem uma representação da pele do morador, exibindo suas histórias, memórias, personalidade e relação com o espaço. São, em última instância, retratos, closes de pele de cada um ali representado.

Michelle Bastos é Bacharel em Artes e Ciência Política, com especialização em Retrato e Identidade Visual pelo Spéos Paris Photographic Institute e mestrado em Fotografia Fine Art pelo Instituto Europeu de Design. Foi finalista do Prêmio Helie Memorial em 2015 e realizou exposições coletivas em Madri, Granada, Alicante e Brasília. É autora do livro Dulcina de Moraes – Memórias de um Teatro Brasileiro, uma coletânea de fotografias de arquivo e pesquisa histórica do teatro brasileiro do Séc. XX, publicado pela LGE Editora.

Sobre o Foto Capital

Para Kazuo Okubo, idealizador do Foto Capital, a realização de um evento dedicado à fotografia com leitura de portfólios é uma oportunidade única para os fotógrafos apresentarem seus trabalhos a importantes curadores, estudiosos da fotografia e realizadores de festivais, que podem abrir portas para uma maior visibilidade da produção dos artistas visuais. Já em relação a mostra “Sobre linhas, membranas e fronteiras”, Kazuo Okubo ressalta que é um prêmio importante, que ampliará significativamente os currículos e a possibilidade de os artistas terem seus trabalhos vistos por galeristas e pelo grande público.

O Foto Capital é uma realização da galeria A Casa da Luz Vermelha e é apresentado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura, Museu Nacional da República e Governo de Brasília. Apoiam esta iniciativa a Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB), o Museu Nacional, a Canson Infinity e o Centro Universitário IESB.

Serviço

Sobre linhas, membranas e fronteiras
Mostra fotográfica de portfólios selecionados pelo Foto Capital
Cléo Alves Pinto, José Roberto Bassul e Michelle Bastos
Curadoria: Renata Azambuja
Inauguração: 11 de abril, às 19h
Visitação: Até 28 de maio
De terça a domingo
Das 9h às 18h30
Local: Galeria Térreo do Museu Nacional da República
Esplanada dos Ministérios – Brasília-DF
Realização: A Casa da Luz Vermelha
Mais informações: (61) 3878-9100

Galeria

Publicado por

Lívia Frazão

Intérprete e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasilia. Especialista em Estudos Avançados em Dança pela UFBA.
Foi Coordenadora de Formulação de Políticas Públicas de Cultura na Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. Atualmente está como Assessora de Informações e Indicadores Culturais na mesma Secretaria.